Expelindo bola de pelo: como auxiliar o seu gatinho de forma segura

Os gatos fazem sua limpeza pessoal usando a língua, removendo sujeira e pelos mortos. Veja mais!

Boa parte dos felinos tem propensão à formação de bolas de pelos. Todavia, os bichanos conseguem eliminá-las facilmente, na maioria das vezes, através de vômitos e das fezes. O risco na saúde do animal acontece quando essa pelagem se acumula em excesso no organismo dele. Acompanhe a leitura e confira como auxiliar o gato a expelir bolas de pelos de forma segura a expelir bolas.

Leia mais: Banho a seco em gatos: Aprenda como realizar com as melhores dicas!

Pode acontecer em alguns casos, da bola de pelos passar pelo intestino e desregular o sistema digestivo. Com isso, o gato pode enfrentar diarréias ou prisão de ventre, sendo o grande perigo a oclusão intestinal. Nesse caso, é necessário um procedimento cirúrgico para remover todo o pelo acumulado.

Como ajudar seu gatinho a expelir bola de pelo

Se você tem um gatinho, com certeza já passou pela experiência de vê-lo tentando eliminar uma bola de pêlo, não é mesmo? Pois, os felinos são animais muito higiênicos e tendem a se limpar o tempo todo.

O problema pode surgir durante essa higienização, já que o pêlo é engolido por eles e pode ficar acumulado em seu organismo. Assim, caso isso ocorra, o bichano pode apresentar dificuldades em digerir alimentos e desencadear certos desconfortos. Nesse sentido, confira as dicas abaixo e saiba como agir de forma segura nessas situações!

  • Uso de vaselina ou manteiga

Você pode utilizar vaselina ou manteiga para ajudar seu gatinho a eliminar as bolas de pelo, pois esses produtos têm função laxante. Basta passar um pouco na pata do seu felino, o próprio instinto fará com que lambam a patinha. Mas vale ressaltar que deve se atentar na quantidade de produto passadas, pois são elementos bastante oleosos e gordurosos.

  • Uso de fibras ou guloseimas

Aumentar a ingestão de fibra na alimentação do seu amigo, o ajudará a expelir a bola de pelo mais facilmente, isso facilitará uma boa digestão. Além disso, caso ele seja mais resistente à comida, você pode oferecer guloseimas e petiscos ricos em fibras.

  • Uso de grama ou outros brotos

A grama é bem conhecida por ser um ótimo método para fazer os gatinhos expelirem bolas de pelos de forma mais fácil, porque é um instinto do animal comer essa plantinha quando não se sente bem. Em lojas especializadas você consegue encontrá-las e pode oferecer sempre que notar o seu gatinho com alguns dos sintomas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More