Saiba como diferenciar café de qualidade do falsificado
Produto é dos mais populares na cultura brasileira e a busca pela bebida de boa procedência é sempre uma preocupação.
O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros e muitos, inclusive, só conseguem trabalhar e estudar depois de beber ao menos uma xícara pela manhã.
Esse produto é ainda um símbolo nacional exportado para vários lugares do mundo. Aliás, o café é tão importante para a economia e cultura brasileira que existe uma entidade que regulamenta a qualidade do produto. Trata-se da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que emite os selos de qualidade necessários.
Normalmente, existem diversos níveis de qualificação e até uma determinação para saber se o produto é original ou falsificado. Tudo para garantir que o consumidor tenha a melhor experiência na hora da degustação.
Ministério determina padrão do café
A produção de café no Brasil tem um padrão estabelecido também pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que determina a segurança e a qualidade do produto. Mas mesmo com todos esses cuidados, existem exemplares falsificados e de nível inferior ao que se espera.
Para obter lucro, empresas que atuam na ilegalidade adicionam outros itens, como a casca do próprio café, a cevada e o milho. Além de isso não ser saudável, ainda impacta o sabor da bebida.
Dicas para o consumo
Uma das dicas para saber se o café é falsificado ou não é observar, na hora de fazer, se essas impurezas não estão flutuando na água. Caso isso aconteça, provavelmente se trata de um item de baixa qualidade para o consumo.
Há diversos outros cuidados que devemos tomar na hora de comprar um café de qualidade e evitar problemas futuros. Um deles é observar se, na embalagem, há o selo de certificação da ABIC.
Outro é comprar o chamado café arábico, que tem uma qualidade naturalmente melhor, por ser mais difícil de se falsificar, o que garante a melhor procedência do produto.
Por fim, além de adquirir um produto de marca conhecida, observe a embalagem para conferir se não foi violada, além de verificar a data de validade do produto. Com tais cuidados, você terá maior chance de consumir um café de qualidade, sem preocupações.
Comentários estão fechados.