Saiba como funciona o seguro desemprego e como fazer a solicitação

Para o trabalhador, a ideia de ficar sem salário é bem assustadora. Porém, o Seguro Desemprego pode auxiliar o contribuinte nesse momento difícil.

Todo trabalhador tem um certo medo da demissão, pois a ideia de ficar sem salário é bem assustadora. Porém, o Seguro Desemprego pode auxiliar o contribuinte nesse momento difícil, e é um dos direitos mais importantes de quem trabalha pelo regime CLT.

Leia também: Carteira de Trabalho digital permite consultar seguro desemprego: saiba como emitir o documento

O benefício oferece um auxílio em dinheiro por três a cinco meses, dependendo de quanto tempo o contribuinte trabalhou. De acordo com a Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, quem deve custear estes recursos é o FAT, sendo a Caixa o agente pagador.

Para se informar sobre o Seguro Desemprego, e até mesmo sobre o Abono Salarial, é possível utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador. Lá, você pode conferir o calendário de pagamentos, ver as parcelas que ainda faltam e tirar as dúvidas que tem sobre o benefício.

Quem pode receber o Seguro Desemprego são trabalhadores formais e domésticos, que tenham sido dispensados sem justa causa, ou até mesmo com dispensa indireta. Pescadores também podem receber o Seguro no período do defeso, bem como aqueles trabalhadores que foram resgatados de condições semelhantes à escravidão.

Como receber o seguro?

Para solicitar o Seguro Desemprego, há algumas opções: Acessar o Portal Gov.br; Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital; ou ir até uma unidade da Superintendência Regional do Trabalho, mediante agendamento no 158.

Você precisa analisar se é elegível para receber o auxílio em dinheiro, e se for, o valor será depositado diretamente na conta informada no momento da solicitação. Caso não tenha uma conta Caixa, o valor será transferido por TED para a conta que você preferir, porém com risco de entrada no dia útil seguinte. Caso não tenha uma conta, o valor ficará disponível na Caixa e poderá ser retirado em agências ou lotéricas mediante a apresentação do Cartão Cidadão com senha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.