Saiba como funciona o seguro desemprego e como fazer a solicitação

Para o trabalhador, a ideia de ficar sem salário é bem assustadora. Porém, o Seguro Desemprego pode auxiliar o contribuinte nesse momento difícil.

Todo trabalhador tem um certo medo da demissão, pois a ideia de ficar sem salário é bem assustadora. Porém, o Seguro Desemprego pode auxiliar o contribuinte nesse momento difícil, e é um dos direitos mais importantes de quem trabalha pelo regime CLT.

Leia também: Carteira de Trabalho digital permite consultar seguro desemprego: saiba como emitir o documento

O benefício oferece um auxílio em dinheiro por três a cinco meses, dependendo de quanto tempo o contribuinte trabalhou. De acordo com a Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, quem deve custear estes recursos é o FAT, sendo a Caixa o agente pagador.

Para se informar sobre o Seguro Desemprego, e até mesmo sobre o Abono Salarial, é possível utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador. Lá, você pode conferir o calendário de pagamentos, ver as parcelas que ainda faltam e tirar as dúvidas que tem sobre o benefício.

Quem pode receber o Seguro Desemprego são trabalhadores formais e domésticos, que tenham sido dispensados sem justa causa, ou até mesmo com dispensa indireta. Pescadores também podem receber o Seguro no período do defeso, bem como aqueles trabalhadores que foram resgatados de condições semelhantes à escravidão.

Como receber o seguro?

Para solicitar o Seguro Desemprego, há algumas opções: Acessar o Portal Gov.br; Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital; ou ir até uma unidade da Superintendência Regional do Trabalho, mediante agendamento no 158.

Você precisa analisar se é elegível para receber o auxílio em dinheiro, e se for, o valor será depositado diretamente na conta informada no momento da solicitação. Caso não tenha uma conta Caixa, o valor será transferido por TED para a conta que você preferir, porém com risco de entrada no dia útil seguinte. Caso não tenha uma conta, o valor ficará disponível na Caixa e poderá ser retirado em agências ou lotéricas mediante a apresentação do Cartão Cidadão com senha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More