Dicas para reaproveitar cápsulas de café expresso

Veja algumas ideias para reutilizar as cápsulas de café e reduzir a produção de lixo com criatividade.

Se você tem uma cafeteira em casa e utiliza cápsulas, certamente já deve ter se questionado se há alguma forma de reaproveitar esses objetos. Pensando nisso, hoje iremos te apresentar algumas dicas de como reaproveitar cápsulas de café expresso. Então, continue a leitura para saber mais.

Leia também: Confira 3 dicas para aproveitar restos de sabonete

Um dos principais motivos para tentar reutilizar esse material é que as cápsulas descartáveis são caras e, por essa razão, muitas pessoas gostariam de poder dar um destino diferente do lixo a elas. Mas então, o que é possível fazer? Veja a lista.

Como reaproveitar cápsulas de café?

Para utilizar novamente a cápsula na cafeteira, você pode seguir este passo a passo:

  • Primeiramente, recorte todo o lacre que fica na cápsula, tanto em cima quanto embaixo;
  • Em seguida, adicione pó de café, preferencialmente de moagem mais fina,
  • Logo depois, vede bem com papel alumínio e sele para reutilizar.

Riscos de reaproveitar cápsulas descartáveis

Você já ouviu aquela expressão popular que diz “o barato sai caro”? Pois bem, colocar cápsulas descartáveis na cafeteira mais de uma vez pode ser prejudicial por dois motivos diferentes, então fique ciente dos riscos.

Em primeiro lugar, algumas cápsulas contêm plásticos que podem liberar substâncias tóxicas à saúde humana caso sejam usadas mais de uma vez. Além disso, o uso repetido desse material pode danificar a cafeteira. Logo, a suposta economia pode custar caro à sua saúde, assim como ao seu eletrodoméstico.

Dicas úteis do que fazer com cápsulas descartáveis de café expresso

Existem algumas formas de diminuir a produção de lixo e tornar as cápsulas úteis para o dia a dia. Sendo assim, confira essas dicas criativas e saiba que algumas vão até deixar a sua casa com um toque a mais de estilo.

  1. Use as cápsulas para organizar pequenos materiais de papelaria, escritório ou artesanato;
  2. Faça alguns furinhos no fundo das cápsulas e passe luzes de pisca-pisca por dentro deles. Dessa maneira, você terá uma luminária super estilosa;
  3. Você também pode utilizá-las como potinhos para colocar balas e doces pequenos;
  4. Limpe bem as cápsulas e ponha um pouco de água dentro delas. Em seguida acrescente ervas frescas e coloque no congelador. Assim, você sempre terá ervas disponíveis para colocar em sopas e molhos quando precisar.

Enfim, essas são algumas alternativas para não jogar as cápsulas no lixo. Outra opção é buscar pontos de coleta das marcas para devolver esses materiais, uma vez que, em geral, elas aceitam de volta. Portanto, descubra qual o local mais próximo da sua casa para fazer o descarte correto.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More