Açúcar alto no sangue: saiba identificar os sinais e sintomas da hiperglicemia

A hiperglicemia pode ser um sinal de diabetes, uma doença silenciosa, mas que causa inúmeros prejuízos.

Hoje iremos te contar quais são os principais sinais e sintomas de hiperglicemia, ou seja, quando os níveis de açúcar (glicose) estão muito elevados no sangue. Nesse sentido, é importante que você saiba dessas informações, pois a hiperglicemia pode ser um indicativo de diabetes, uma doença silenciosa, mas que pode levar à morte.

Leia mais: Confira as frutas que podem ser aliadas na hora de controlar a glicose

O que geralmente causa a hiperglicemia?

A hiperglicemia, resumidamente, é quando o nível de glicose na corrente sanguínea está acima dos valores estabelecidos como normais. Por exemplo, a glicemia em jejum, que é um dos principais exames de sangue de rotina, deve ser de até 99 mg/dL, e níveis acima disso podem indicar diabetes.

Quanto às causas, a glicemia pode ficar acima dos valores de referência devido à alimentação, obesidade, doenças de base ou até mesmo como consequência do uso de alguns medicamentos, como os corticoides.

Principais sinais e sintomas de hiperglicemia: Saiba identificar

Vontade de urinar com muita frequência, fome excessiva e sede excessiva são os principais sintomas, conhecidos como os três “P” (poliúria, polifagia e polidipsia, respectivamente). Além disso, o surgimento de manchas escuras nas dobras do pescoço, dos dedos e dos braços também podem indicar hiperglicemia.

Ademais, cansaço excessivo, perda de peso, dificuldade de cicatrização, visão turva também podem ser relacionados ao excesso de açúcar no sangue. Em casos mais graves, pode haver comprometimento dos rins, causando a doença renal crônica. Por esse motivo, fique atento e faça exames de rotina para monitorar sua glicemia.

Principais exames para acompanhar a glicemia

O principal exame para saber como anda o açúcar no sangue é a glicemia de jejum, mas existem alguns outros que podem e devem ser realizados caso haja alteração nesse primeiro, a fim de verificar se existe diabetes já instalado.

Nesse sentido, a hemoglobina glicada é um ótimo exame para saber como a glicemia se comportou nos últimos três meses, já que a medida em jejum só dá o resultado referente ao momento em que é feito.

Um outro exame que pode ser realizado é de glicemia pós prandial, ou seja, após 2 horas da ingestão de alimentos, para saber se os níveis de açúcar ficam dentro dos valores aceitos ou se permanecem muito elevados.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.