Alergia à atividade física: Conheça tudo sobre essa condição rara
Condição provoca uma reação alérgica grave durante ou depois de uma atividade física.
Pode parecer desculpa ou brincadeira de quem não gosta de fazer exercícios físicos de forma regular, no entanto, essa é uma condição rara e real que pode desencadear uma anafilaxia. A alergia à atividade física, ou “anafilaxia induzida por exercício” (AIE), pode causar uma crise anafilática poucas horas depois da pessoa praticar qualquer atividade física. Saiba tudo sobre essa doença e quais os sintomas a seguir.
Leia mais: Veja algumas maneiras de tratar o transtorno do pânico
Anafilaxia induzida por exercício (AIE)
Essa é uma síndrome clínica muito rara, caracterizada por sintomas consistentes com anafilaxia provocada principalmente pelo exercício físico, ocorrendo uma reação alérgica grave durante ou depois de uma atividade. Geralmente é desencadeada após realizar atividades físicas mais exigentes, porém, também pode ocorrer com exercícios mais simples.
Além disso, a reação também pode ter associação com certos tipos de alimentos. Ou seja, a combinação de exercícios e outros fatores, como alimentos, condições climáticas ou medicamentos, pode causar anafilaxia induzida por exercícios. Entretanto, apesar dessa relação não ser bem clara, ainda existe uma associação entre os alimentos ingeridos dentro de três horas antes de exercício intenso.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são:
- Coceira;
- Urticária (vergões avermelhados que podem coçar);
- Rubor da pele;
- Fatiga extrema;
- Náusea;
- Cólica;
- Diarreia.
Ao apresentar esses sintomas, se recomenda parar imediatamente a atividade física que está sendo realizada para que não haja uma piora dos mesmos. Ainda, para as pessoas que sofrem com essa condição, é necessário identificar os alimentos que podem influenciar e desencadear os episódios de crise. Ademais, você pode ainda manter pulseiras médicas que indicam o diagnóstico, casos você sofra algum episódio mais grave.
Lembre-se
Caso você possua algum desses sintomas, procure um médico especializado. Além disso, não faça o uso de medicamentos sem a prescrição médica. Por fim, esse texto é apenas de caráter informativo e não tem o intuito de diagnosticar problemas relacionados à saúde.
Comentários estão fechados.