Saiba quais os perigos de entrar na água depois de comer

Porém, isso não está ligado a água em si e sim ao esforço físico que acaba demandando mais do nosso corpo com as atividades intensas. Acompanhe a leitura!

Quando somos pequenos ouvimos que não devamos entrar na água depois de alguma refeição, pois isso pode fazer mal a nossa saúde. Porém, não há relação com a água em si, mas sim com o esforço físico que acaba demandando mais do nosso corpo com as atividades intensas. Logo, são esses “esforços” que acabam nos levando a algo indesejado. Sabendo disso, separamos algumas dicas para evitar isso e quais cuidados devemos tomar.

Leia mais: Calabura: essa fruta pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde

O que ocorre?

O esforço físico desvia o sangue do nosso sistema digestivo para a nossa musculatura. Além disso, no período depois da refeição o nosso sistema digestivo acaba produzindo hormônios que aumentam o fluxo do sangue nos órgãos responsáveis pela digestão, para que eles possam realizar suas funções. Ou seja, não é recomendado realizar atividades logo após se alimentar, principalmente se for uma refeição mais pesada.

  • Sintomas:

Alguns dos sintomas são: a sensação de estômago pesado e cheio, enjoo, distensão abdominal e acúmulo de gases no intestino. Ainda, em casos mais graves, toda essa indisposição pode acabar evoluindo para um quadro de vômitos. Entretanto, para algumas pessoas o limiar é diferente, algumas delas podem fazer refeições de grande volume e realizar esforço físico sem sentir sintoma algum de dispepsia.

Como evitar esse incomodo?

A forma mais simples e eficaz de evitar esse incomodo relacionado à congestão alimentar é o repouso depois da alimentação. Ou seja, basta você descansar um pouco após uma refeição farta que isso já vai contribuir para que esse problema não atinja você. Além disso, independentemente se você for entrar na água ou não, é necessário programar suas refeições antes de praticar os exercícios moderados e intensos.

Por fim, evite refeições pesadas antes de algum exercício físico e repouse por pelo menos 2 horas. Para quem é atletas, é possível encontrar alguns suplementos de carboidratos e proteínas que possuem fácil digestão e que podem ser tomados minutos antes ou até durante o esforço físico. Ainda, mantem um bom aporte de energia e não produzem a famosa “congestão”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.