O PIS/PASEP será pago no ano de 2022? Saiba mais!

Saiba qual será o valor pago aos trabalhadores neste ano.

Com o fim do calendário do ano-base de 2020 no último mês de março, os trabalhadores se perguntam se o PIS/PASEP 2021 será pago ainda neste ano. Cerca de 23 milhões de trabalhadores esperam esse “dinheirinho extra” para o pagamento de contas acumuladas e até a realização de alguma compra. Acompanhe o texto e veja qual a resolução tomada pelo Governo Federal.

Leia também: Os trabalhadores poderão retirar o abono salarial PIS/Pasep com base em 2019

O PIS/PASEP

No auge da pandemia, o governo Bolsonaro reteve os valores do abono salarial, alegando gastos sérios com as medidas de controle da doença e para recuperar a economia do país. Desse modo, os valores de 2020 só voltaram a ser pagos no ano seguinte.

Assim, alguns trabalhadores tiveram que aguardar mais tempo, pois as pessoas que trabalharam no ano de 2020 só puderam receber agora. Já aqueles que trabalhavam em 2021 só poderão receber no próximo ano, visto que o governo adiou o pagamento e não tem planos de retomar as parcelas por enquanto.

De certo modo, isso afeta a vida dos trabalhadores que contam com esse dinheiro para realizar alguma demanda, como comprar novos móveis, pagar dívidas ou investir na reforma da casa.

Se você trabalhou nos anos anteriores à pandemia, verifique a possibilidade de recebimento e como realizar o saque do PIS/PASEP. Confira a seguir.

Quem tem direito e como receber?

O PIS/PASEP é um abono salarial oferecido tanto pela rede privada quanto pública aos trabalhadores que cumprem os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês no ano considerado para apuração;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica durante no mínimo 30 dias consecutivos no ano-base;
  • Estar com os dados informados corretamente pela empresa na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)/ eSocial.

Se você cumpre estes critérios e quer saber mais sobre o benefício, ligue para o número 158 ou acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More