São Paulo: criação de horta em escola de Mauá auxilia a alimentação saudável
Uma instituição escolar trabalha com projetos de hortas desde 2018, o que tem cooperado para o consumo de alimentos saudáveis por parte dos alunos.
Os alunos da Educa Estadual Fortunato Pandolfi Arnoni, localizada em Mauá, na grande São Paulo, promovem a educação alimentar e combate ao desperdício de alimentos desde 2018. Os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, estudantes integrais da instituição, participam das atividades que oferecem uma opção de alimentação mais saudável aos alunos. Por meio do programa PDDE, a verba direcionada consegue ser aplicada na escola.
A instituição faz o acompanhamento diário das refeições durante todo o período no qual os jovens se encontram na escola e aplicam o trabalho de reeducação alimentar. Durante as refeições, os alunos adquirem conhecimentos sobre o que é a alimentação saudável e aprendem quais nutrientes os alimentos fornecem.
Alunos recebem novo incentivo para estudar a alimentação
O projeto conta com algo muito maior do que o consumo do alimento. Ele possibilita que os estudantes tenham acesso ao plantio. A unidade escolar conta com uma horta oferecida pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que gerencia as verbas enviadas pela Secretaria da Educação para que cheguem às escolas. O PDDE Paulista foi criado em 2019 com o intuito de oferecer recursos financeiros para as instituições públicas do estado.
Ao entrar em contato com a horta, os alunos conseguem aprender um pouco mais sobre as plantas e os animais.
Dessa forma, a importância da água e da luz são apreendidas, bem como questões sobre o meio ambiente nos quais eles vivem, sempre relacionando todos esses conhecimentos com o dia a dia. Há também um estímulo para que eles conheçam as espécies de plantas, adquirindo informações sobre a natureza e os seres vivos.
William Santos Nascimento, diretor da unidade escolar, explicou como surgiu a nova oportunidade:
“Vimos a importância de usar os espaços para desenvolver práticas relacionadas às aulas de ciências da natureza, onde será possível contemplar habilidades relacionadas com a fauna e a flora, desenvolvendo conhecimentos relacionados à vida, evolução, Terra, universo, entre outros”, comentou.
Comentários estão fechados.