Satélite da NASA perde e recupera memória após uma visita a Júpiter
Venha entender o objetivo da missão Juno.
Uma sonda espacial foi enviada pela Nasa para analisar características do planeta Júpiter. Entretanto, a sonda perdeu a memória, bem como a conexão com a base de operações na Terra após interferências de sinal durante um sobrevoo ao planeta. No artigo de hoje, vamos compartilhar qual era o objetivo da missão Juno e sua importância para as pesquisas sobre Júpiter. Vem com a gente!
Entenda o objetivo da missão Juno e como tudo aconteceu
O satélite ficou com sua memória sem acesso disponível pelos cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato. Eles avaliam que a falha pode ter sido causada pela radiação emitida pela camada magnética do planeta ou pela lua lo, que é composta por diversos vulcões em atividade.
Sendo assim, para contornar essa falha, Juno entrou em “modo recuperação” e está caminhando para o sucesso, visto que, os operadores já conseguiram iniciar os downloads dos arquivos enviados pela sonda. Sendo assim, a conclusão do envio dos dados deve acontecer em breve e serão avaliadas pelos pesquisadores para detectar avarias. A intenção é que Juno saia do modo de recuperação ainda nessa semana e faça outra incursão no dia 23 de janeiro.
A sonda espacial foi enviada em agosto de 2011, com o objetivo de avaliar as composições e origens do maior planeta do sistema solar. Ela chegou à órbita de Júpiter 5 anos após o seu lançamento, isto é, em 4 de julho de 2016, completando uma viagem de 2,73 milhões de quilômetros. A tendência era que Juno conseguisse realizar coletas de informações sobre o planeta em 35 órbitas completas, reunindo aproximadamente 3 terabits de dados.
Com as incursões, foi possível descobrir que o planeta possui uma camada climática na atmosfera, além de possuir um núcleo composto de um metal extremamente pesado. A missão oficial foi encerrada em julho de 2022, entretanto, as operações científicas devem caminhar até 2025.
Comentários estão fechados.