Se você usa roupa nova antes de lavar? confira as consequências!
Você é do time que lava a roupa antes de usar ou do time que compra e imediatamente veste a peça? Apenas um dos dois é o felizardo.
Este é um debate seríssimo que pode causar muitas divergências. Ao comprar uma roupa, você lava antes de usar? Sair da loja com a peça nova e vestir logo em seguida realmente é uma boa opção? Se nunca teve essa dúvida, saiba que a sua higiene pode estar correndo riscos.
A roupa sai da loja com uma ótima aparência, passada e com bom cheiro, mas o que está por trás disso os olhos não podem ver. Talvez a peça adquirida possa ter sido comprada e trocada por alguém, depois voltou à loja para ser exposta por alguém. Aquela mesma camiseta linda, limpa e bem passada recebeu o toque de várias outras pessoas para saber se o tecido era realmente confortável, isso quando as pessoas não vão ao trocador experimentá-la.
Isso, é claro, quando as roupas já estão nas lojas, pois antes o processo pode causar um desconforto ainda maior quando o assunto é higiene pessoal.
“As roupas estão repletas de vários tipos de organismos desde o momento de sua produção até o momento de sua venda”, isso é o que diz Philip Tierno, PhD e professor clínico de microbiologia em Grossman School of Medicine da Universidade de Nova York.
O que as roupas novas escondem?
O primeiro motivo pelo qual as roupas devem ser lavadas antes do uso é pela dermatite de contato. É um tipo de eczema, causado por uma coceira na pele que pode gerar grandes incômodos. A dermatite acontece quando há a exposição da pele a produtos químicos ou corantes agressivos que são postos nas roupas quando estão em produção.
De acordo com o professor sênior de Design Frances Kozen, focado em ciência têxtil, as roupas passam por um processo de tratamento durante a produção, tal como químicas que tornam a peça resistente a manchas, branqueamento, agentes antimofo e outros. As roupas podem ser acompanhadas de excesso de corante, principalmente as peças mais escuras que podem causar reações na pele.
“Os produtos químicos residuais de qualquer um desses tratamentos pode permanecer no tecido e, como as etiquetas das roupas não identificam os produtos químicos usados na produção ou os tipos de corantes, é melhor lavar para reduzir a exposição”, afirmou o professor Kozen.
A dica do professor é lavar a roupa por 25 minutos em água quente e depois enxaguar com uma boa quantidade de água. Antes, certifique-se de que a peça poderá ser lavada com água quente, pois algumas exigem que a água seja especialmente fria.
A lavagem da roupa deverá ser feita, ainda que não tenha a presença de corantes. Você simplesmente não faz ideia dos lugares que a roupa pode ter passado, e a sua saúde está em jogo.
Comentários estão fechados.