Separação em alta: conheça os 13 países com mais divórcios no mundo
Para a nossa surpresa, o Brasil não está entre os países que mais assinam o pedido de separação em cartório. Confira o ranking!
O casamento pode estar em alta, mas o divórcio também mostrou a sua força. O casamento em si é uma instituição universal presente em quase todas as culturas. Geralmente, é composto por duas pessoas e, de forma rara, com mais de duas pessoas, que criam uma conexão sentimental e baseada na lei, mediante cada cultura e religião.
O casamento é um evento marcante e não envolve apenas o amor, pois outros sentimentos e outras decisões estão em jogo no ato matrimonial.
Em todos os casos, o casamento é considerado um marco na vida dos envolvidos, um grande divisor de águas para os envolvidos. Por tamanha responsabilidade, os casais também têm o direito à separação e nem sempre permanecem juntos.
Quando os laços se rompem, o divórcio é a solução. Mesmo com o casamento sendo uma instituição tão importante para a vida humana, muitos relacionamentos chegam ao fim.
Nos Estados Unidos, por exemplo, onde cerca de 4-5 milhões de pessoas se casam a cada ano, até 53% desses casamentos acabam em divórcio de acordo com o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde local.
Esse rompimento de relações acontece por diversos fatores: problemas financeiros, violência doméstica, infidelidade, incompatibilidade, perda de intimidade e afins. Apesar da alta porcentagem nos EUA, a exclusividade não se encontra apenas no país norte-americano. Por isso, uma pesquisa buscou evidenciar quais são os países no mundo com a maior quantidade de divórcio.
Os 13 países no mundo com maior quantidade de divórcio
São várias as maneiras para calcular a quantidade de divórcio, mas o método comumente utilizado é fazendo uso dos dados do censo local. Para alcançar a conclusão dos divórcios, divide-se o número de separação em um determinado ano pela população total do país. Normalmente, o número mínimo é descrito por 1 mil pessoas.
Para exemplificação, se houvesse 500 divórcios em um ano em um país com uma população de 100.000 habitantes, a taxa de divórcio seria de cinco divórcios para cada 1.000 pessoas.
Confira, portanto, os países com a maior taxa de divórcio:
- Maldivas – 5,52;
- Cazaquistão – 4,6;
- Rússia – 3,9;
- Bielorrússia (empate) – 3.7;
- Bélgica (empate) – 3.7;
- Moldávia – 3,3;
- China – 3.2;
- Cuba – 2,9;
- Ucrânia – 2,88;
- Dinamarca (empate) – 2.7;
- Letônia (empate) – 2.7;
- Lituânia (empate) – 2.7;
- Estados Unidos (empate) – 2.7.
Os dados mais atuais foram coletados em 2020 e 2021, somente em Cuba e na China que, respectivamente, foram coletados em 2019 e 2018, sendo os maiores números pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas).
Comentários estão fechados.