6 Sinais de que alguém possui problemas com alcoolismo
Indícios como beber todos os dias ou sentir abstinência são alguns dos mais comuns em pessoas com princípio de alcoolismo.
O alcoolismo é uma condição silenciosa que afeta milhões de pessoas no Brasil. Entretanto, muitas pessoas apresentam relutância na hora de buscar um tratamento. No caso, muitos desacreditam dessa situação, e por isso é importante conhecer os sinais de alcoolismo.
Leia mais: Sensibilidade à cafeína: Quais os sintomas e como tratar.
Só faz festas com álcool
Uma diversão adulta com a presença de bebida alcóolicas é algo natural e saudável quando dentro dos limites. Porém, certamente há algo de errado quando alguém apenas sabe se divertir em celebrações com drinks alcóolicos.
Portanto, esteja atento para quando existir dificuldade em se conectar com o momento ou se alegrar sem bebida. Afinal, isso significa que o álcool faz mais parte do seu cotidiano do que você imagina.
Bebidas todos os dias
Outro indício muito importante é o costume rotineiro e indispensável de álcool diariamente. Nesse caso, é comum que as pessoas argumentem que bebem apenas um pouco. Mas, de qualquer forma, é um alerta quando não se consegue passar um dia sem beber.
Desconta frustração na bebida
Todas as pessoas passam por momentos de instabilidade emocional e situações difíceis. Porém, no caso de quem tem problemas com o álcool, só é possível superá-los quando há bebida. No caso, esse é um forte indicativo de que é necessário revisar os hábitos de consumo e buscar ajuda.
Dificuldade em ficar bêbado
Geralmente, as pessoas são muito suscetíveis ao consumo de bebidas, ainda mais as que possuem maior teor alcoólico. Por outro lado, aqueles já enfrentam um problema com esse consumo tendem a apresentar resistência a se embriagar. No entanto, essa não é uma qualidade, e sim um sinal de que o corpo já se acostumou com a substância.
Sinais de abstinência
Enfrentar um problema com qualquer droga implica em dificuldades em se abster, e o mesmo acontece com o álcool. Afinal, alguém que enfrenta alcoolismo não consegue tolerar breves períodos de abstinência. Ademais, sintomas como tremores, mudanças de humor e enjoos são comuns.
Resistência ao tratamento
Mesmo com muitos indicativos, é comum que alguém que enfrenta o alcoolismo resista ao tratamento e a pedir ajuda. Isso acontece porque os mesmos não se percebem enquanto alcóolatras. De qualquer forma, o tratamento é a melhor opção para superar o problema.
Comentários estão fechados.