Sinal 5G expande-se no Brasil com a liberação em mais 187 municípios pela Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permitirá que o sinal de 5G seja ativado em mais 187 municípios, possibilitando que as operadoras solicitem a liberação da frequência nessas cidades.

No dia 26 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá liberar a faixa 5G para mais 187 municípios do país. A partir dessa data, as operadoras poderão ativar a frequência nessas localidades, permitindo que seus clientes desfrutem da quinta geração para redes móveis e de banda larga.

Com a medida, a frequência 5G será disponibilizada em um total de 1.610 municípios, atendendo ao cronograma estabelecido para a inclusão dessas cidades até o final de junho.

Essa iniciativa representa um grande avanço no mercado brasileiro das telecomunicações, pois leva um sinal de alta qualidade para cidades menores, promovendo a inclusão digital. Para ver a lista completa de cidades a receber a nova faixa, clique aqui.

O que é o 5G?

O 5G é uma tecnologia de conexão de rede que está sendo usada em algumas partes do mundo desde o final de 2018. É o sucessor do 4G e promete revolucionar a maneira como as pessoas se conectam e interagem umas com as outras e com o mundo digital.  

O principal destaque é para a velocidade de conexão, que é muito mais rápida do que a oferecida pelos antecessores. Além disso, essa tecnologia tornará a vida cotidiana mais simples, com a disseminação da Internet das Coisas (IoT) e da realidade virtual e aumentada, por exemplo, ambas impulsionadas pela implementação 5G.

Expectativas da Anatel com essa medida

Com a disponibilização do 5G para esses municípios, a Anatel espera levar diversos benefícios para a população local, como maior velocidade de navegação na internet, uma experiência mais estável e menor latência (instabilidade) durante o acesso à internet.  

Dessa forma, será possível trabalhar, fazer compras, assistir a vídeos, fazer videochamadas, entre outras atividades, sem travamentos ou quedas repentinas. Além disso, o 5G pode ser um grande aliado para diversos tipos de trabalho, impulsionando a economia local.

A indústria, por exemplo, pode adotar soluções de automação e conectividade em tempo real. Já a saúde pode se beneficiar da tecnologia para telemedicina e monitoramento remoto de pacientes. Com isso, as cidades afetadas podem se modernizar, fomentando a evolução tecnológica no Brasil.

Vale lembrar que, para usar a rede 5G, é preciso ter um celular compatível com esse tipo de tecnologia.  

você pode gostar também

Comentários estão fechados.