Startup da Noruega inova ao converter areia do deserto em terra fértil; entenda como

Descubra como uma startup norueguesa tem revolucionado a recuperação de áreas desérticas, transformando a areia em um solo produtivo.

A startup norueguesa Desert Control desenvolveu uma técnica inovadora que usa argila natural líquida para converter areia desértica em terreno fértil em menos de sete horas.

A iniciativa enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #15, que tem como foco cuidar, restaurar e promover a utilização sustentável dos ecossistemas terrestres, administrar florestas de forma responsável, impedir a desertificação e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

Tal tecnologia destaca-se no crescente campo dos negócios de impacto social e ambiental, demonstrando como a ciência e a tecnologia podem ser mobilizadas para enfrentar os desafios contemporâneos.

Brasil em destaque

No Brasil, um país que ostenta aproximadamente 20% da biodiversidade mundial, o foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável tem ganhado força.

O potencial brasileiro para se tornar uma potência em Bioeconomia é evidente, atraindo empreendedores que exploram temas como mercado de carbono, turismo sustentável, mudanças climáticas, alimentação sustentável, reflorestamento e produtos derivados da sociobiodiversidade.

(Imagem: Jan Vader/Desert Control/Reprodução)

Desertificação ameaça 75% da população global

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a degradação dos solos, incluindo desertificação e seca, impacta 3,2 bilhões de indivíduos em todo o mundo.

Uma estatística alarmante revela que a cada cinco segundos, o mundo perde áreas de solo equivalentes a um campo de futebol. Caso essa tendência persista, mais de 90% dos terrenos globais podem estar degradados até 2050.

Em face desse desafio, a ONU tem como meta reverter tal deterioração até 2030 e restaurar 40% das terras do planeta.

Notavelmente, os ganhos econômicos da restauração do solo superam em nove vezes o custo dos investimentos.

Contra esse pano de fundo, a solução apresentada pela startup norueguesa Desert Control destaca-se.

Intervenções e ideias inteligentes

Especialista em soluções climaticamente inteligentes, a empresa introduziu uma Argila Natural Líquida (LNC, na sigla em inglês) no mercado.

Esse componente tem a capacidade de transformar areia desértica em solo fértil em apenas sete horas, uma melhoria significativa em relação aos métodos antigos que levavam de sete a 12 anos.

A LNC atua revestindo partículas de areia com uma fina camada de argila, permitindo a retenção de água e nutrientes, potencializando a produção agrícola e a absorção de carbono. Isso resulta na redução do uso de água e de fertilizantes em até 50%.

Descrita como uma “esponja gigante” abaixo do solo, a LNC, quando pulverizada e usada com irrigação tradicional, mantém a umidade sem a necessidade de produtos químicos.

A WWF Climate demonstra o sucesso da inovação

Em uma jogada estratégica, a Desert Control formou uma parceria em junho de 2023 com a Mawarid Holding Investment dos Emirados Árabes Unidos, líder em gestão de recursos naturais.

Assim, esta empresa atuará como operadora e fornecedora licenciada da LNC na região, sinalizando uma expansão significativa no Oriente Médio.

O CEO da Desert Control, Ole Kristian Sivertsen, vê essa parceria como um passo fundamental para a inovação e a expansão global da solução.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.