Stonehenge

Stonehenge é um dos principais monumentos arquitetônicos originados na Pré-história.

0

O que é Stonehenge? Oriundo do Neolítico, o santuário de Stonehenge é um dos principais monumentos arquitetônicos do período. Um dos vestígios mais bem conservados do passado.

A ausência de vestígios arqueológicos impede que se tenha acesso a um conhecimento mais aprofundado do significado do santuário, levando a diversas teorias sobre o monumento.

Ele se localiza em Amesbury, na Inglaterra, e é um dos monumentos mais visitados do Reino Unido, recebendo mais de 1 milhão de turistas todos os anos.

Construção do Stonehenge

Acredita-se que a construção do Stonehenge tenha levado cerca de dois mil anos. As pedras grandes teriam vindo de Marlborough Downs, situado a uma distância de 32 km.

Já as pedras pequenas são oriundas das Montanhas Preseli, localizadas em Gales, a uma distância de mais de 200 km do santuário. A forma como elas foram conduzidas é um mistério.

Estudos apontam que ele teria sido construído em três fases. A primeira consistiu na construção de uma estrutura de madeira.

A segunda teria ocorrido com pedras azuis que ainda são encontradas no santuário e a terceira consistiria em seu formato atual.

Utilidade da construção

Sabe-se que Stonehenge é o vestígio de um amplo complexo de estruturas que desapareceram com o passar do tempo, fato comprovado pela vala que rodeia o complexo, a proximidade de três monólitos e indícios que comprovam a existência de outras estruturas.

Alguns acreditam, então, que Stonehenge seria mais um entre os vários templos que se localizavam na região.

No entanto, não se sabe com certeza a utilidade do monumento. Há estudiosos que afirmam que ele foi construído para ser um calendário solar, mas no fim se tornou um cemitério. E existem os que defendem que ele era utilizado para ambas as funções.

Pesquisas recentes dizem que o monumento de Stonehenge era utilizado para cerimônias de enterros depois da cremação do corpo.

Tal ideia é defendida por pesquisadores, pois foram encontradas 56 covas com corpos de pelos menos 64 pessoas incineradas que existiram no período Neolítico.

Do mesmo modo, acredita-se que ele era usado como um calendário, pois, durante o Solstício de Verão, o Sol nasce precisamente na direção da pedra principal.

Essa hipótese evidencia que os homens que viviam nesse período já conheciam a astronomia, além de serem hierarquizados, já que o celebrante das cerimônias de enterro era, provavelmente, um membro respeitado pelo restante do grupo.

Mitos e curiosidades

Vejamos alguns mitos e curiosidades sobre Stonehenge:

Mitos

  • A construção dos monumentos não são obras do povo celta.
  • Não existem provas arqueológicas que comprovem que os druidas realizavam cultos no local.
  • Não há evidências que o local seria campo e pouso para extraterrestres ou naves alienígenas.

Curiosidades

  • Os visitantes não podem se mover entre as pedras do monumento.
  • O monumento neolítico de Stonehenge é considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.