Surtos de Norovírus em cruzeiros atinge o número mais alto em anos; saiba mais
Somente na primeira metade de 2023, o número de registros do Norovírus em alto mar foram maiores do que o registrado em todo o ano de 2012, que possuía o recorde anterior de infecções.
De acordo com dados recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o número de surtos de Norovírus em navios de cruzeiro atingiu o nível mais alto em mais de uma década.
Em 2023, foram registrados 13 surtos em seis companhias distintas, superando o recorde anterior estabelecido em 2012, quando ocorreram 16 surtos em oito companhias diferentes ao longo do ano inteiro.
O que é o norovírus?
O norovírus é um vírus altamente contagioso e resiliente, causador de distúrbios gastrointestinais, que pode levar a diversas complicações, colocando a vida da pessoa infectada em risco.
A propagação ocorre por meio da ingestão de alimentos e água contaminados, bem como pelo contato com indivíduos infectados.
Trata-se de uma das doenças mais comuns em navios de cruzeiro, por serem ambientes propícios para infecções em massa. Além disso, também é frequentemente associada a casos de intoxicação alimentar.
A CBS News relata que o vírus causa gastroenterite, que se manifesta por meio de sintomas como vômitos, diarreia e cólicas estomacais.
Casos em navios
Em junho, um caso chamou a atenção durante uma viagem da Viking Cruises da Islândia para Nova York. Dos 838 passageiros a bordo, pelo menos 13% relataram sintomas característicos desse vírus. Além disso, nove membros da tripulação do mesmo navio também apresentaram sintomas da doença.
Em outro incidente, ocorrido em maio, durante um cruzeiro da Celebrity Cruises, aproximadamente 7% (152 pessoas) dos 2.144 passageiros foram infectados com o norovírus. Além disso, 2,6% (25 pessoas) dos 963 membros da tripulação também foram contaminados.
Da mesma forma, durante um cruzeiro em maio, 12,4% (246 pessoas) dos 1.971 passageiros e 4,6% (38 pessoas) dos 826 membros da tripulação contraíram o vírus.
Em um cruzeiro da Princess Cruises a bordo do Ruby Princess, quase 10% dos 2.881 passageiros apresentaram sintomas característicos do norovírus.
A causa do aumento nos casos de norovírus em navios de cruzeiro ainda não está clara. Apesar dos pedidos de comentário, o CDC não forneceu mais informações sobre o assunto.
Sendo assim, os passageiros que planejam embarcar em viagens de cruzeiro devem tomar precauções necessárias, como praticar uma boa higiene das mãos, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas e relatar prontamente qualquer sinal de doença à equipe médica do navio.
Comentários estão fechados.