Suspeita de ‘vaca louca’ preocupa e é investigada pelo Ministério da Agricultura
Um animal idoso que morreu em um pasto no Pará está levantando toda uma investigação.
Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como o “mal da vaca louca”, é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado bovino. Ela é causada por uma proteína anormal chamada príon, que se acumula no cérebro do animal e causa danos progressivos e irreversíveis. Os sintomas incluem problemas de coordenação, perda de peso, dificuldade em se manter em pé e comportamento alterado. A doença é fatal e não há cura conhecida.
Vaca louca à solta no Brasil?
Na última segunda-feira, 20, o Ministério da Agricultura informou que está investigando uma suspeita de caso de “vaca louca” no Brasil. Tal suspeita ocorre sobre um animal idoso que morreu em um pasto no Pará.
“Acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da vaca louca), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida à análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informou o ministério.
Os últimos casos dessa doença no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Desde a descoberta da doença na década de 80, os países implementaram medidas de controle para reduzir o risco de transmissão. Essas medidas incluem a proibição do uso de farinha de carne e ossos na alimentação animal, a detecção e eliminação de animais infectados e a restrição do comércio de bichos vindos de países com casos confirmados de EEB.
Como é a transmissão da doença?
A doença da ‘vaca louca’ é transmitida principalmente por meio da alimentação de carne contaminada com príons de animais infectados. Em humanos, a ingestão desses príons pode causar a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ), que é uma doença neurológica rara e fatal. A transmissão da EEB para humanos é considerada extremamente rara. Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de “vaca louca” provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados. Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras.
Comentários estão fechados.