Tabuada de divisão – Uso no dia a dia e benefícios em aprender

Aprender a tabuada de divisão é fundamental e tem mais benefícios do que você pode imaginar, eles vão além da nota boa nas provas de matemática.

0

Das quatro operações básicas da matemática, a divisão é sem dúvidas a mais temida pelos estudantes. No entanto, aprender a tabuada de divisão é fundamental e tem mais benefícios do que se possa imaginar, eles vão além de conseguir nota nas provas de matemática.

Mas é importante saber que, para compreender bem a tabuada de divisão, é necessário antes ter aprendido bem a tabuada de multiplicação, já que essas duas operações são inversas uma da outra.

Se você tem dúvidas em relação a tabuada de multiplicação, recomendamos que antes leia o post Tabuada de Multiplicação ou de (“vezes”) – Descubra os benefícios em aprender.

Uso da tabuada de divisão no dia a dia

Aprender a tabuada de divisão, além de fundamental para qualquer estudante, tem muitos benefícios. Veja alguns exemplos de situações do dia a dia em que é necessário o uso dos cálculos de divisão:


Exemplo 1:

Quatro amigos pedem uma pizza. Supondo que a pizza tem 8 fatias, qual a quantidade de pizza que cada um poderá comer, se eles repartirem de forma igual?

Nesse caso, a conta a ser feita é 8÷4=2, ou seja, é preciso dividir o total de fatias pelo total de pessoas a comerem a pizza. Logo, pelo resultado obtido, descobre-se que cada um poderá comer duas fatias da pizza.


Exemplo 2:

Os pais de Carla lhe dão R$ 50,00 por semana para que ela possa comprar seus lanches na escola. Ela decide que o mais conveniente é dividir esse dinheiro em cinco partes iguais, para não correr o risco de ficar sem lanchar algum dia da semana. A pergunta é: quanto ela vai poder gastar por dia?

O que Carla precisa saber é que 50÷5=10, ou seja, que a divisão do valor total que ela tem pelo número de dias que ela vai à escola é igual a 10. Então, Carla poderá gastar R$ 10,00 em cada dia da semana.


Exemplo 3: 

Um grupo de seis amigos vai jogar vídeo game, mas eles só podem jogar por no máximo 2 horas. Se somente é possível jogar duas pessoas por vez, como eles poderiam dividir o tempo de forma igual por duplas de jogadores?

Sabendo que cada hora tem 60 minutos e que temos 3 duplas no total, devemos dividir esse tempo em três partes iguais, isto é, 60÷3=20. Assim, ao longo de 1 hora cada dupla poderá jogar durante 20 minutos.

E para saber o tempo total que eles poderão jogar em duas horas, basta multiplicar esse tempo por 2, ou seja, 40 minutos de jogo por dupla.


Viu só, quantas situações podemos precisar fazer contas de divisão?! Mas você pode estar se perguntando, o que fazer quando tiver contas de divisão maiores, que são difíceis de serem feitas mentalmente?

Saber a tabuada de divisão para resolver contas mais complexas

Nem sempre você vai conseguir resolver todas as contas de divisão de cabeça. Muitas vezes você vai precisar de papel, caneta e mais alguns conhecimentos sobre o processo de divisão. Mas então porque é tão importante aprender a tabuada de divisão?

O que acontece é que, normalmente, uma conta complexa pode ser resolvida em etapas e cada uma dessas etapas consiste em resolver contas menos complexas, como por exemplo, essas que você aprende ao estudar a tabuada.

Então, aprender a tabuada de divisão te ajudará a resolver contas de divisão complexas com menos dificuldade e em menos tempo! O importante é você não ficar dependente do uso de uma calculadora sempre que precisar dividir!

Aprender a tabuada de divisão: Mais benefícios do que você pode imaginar

Talvez você ainda não saiba, mas estudar a tabuada é um excelente jeito de estimular o bom funcionamento do seu cérebro. Dessa forma, você pode melhorar seu raciocínio lógico, sua  capacidade de concentração e, inclusive, aumentar sua rapidez em resolver problemas, não só matemáticos, mas de um modo geral.

Viu como é importante e muito benéfico aprender a tabuada de divisão? Então, porque não começar a estudá-la agora mesmo?

Tabuada da Divisão

tabuada-de-divisao-vantagens
Tabuada de Divisão

Leia também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.