Tabuada de multiplicação ou de “vezes” – Descubra os benefícios em aprender

A multiplicação é uma das quatro operações básicas da matemática. Não só na vida escolar, mas de um modo geral, aprender a tabuada de multiplicação pode te proporcionar muitos benefícios.

0

Assim como nas tabuadas de adição e subtração, o estudo da tabuada de multiplicação traz muitos benefícios. Como motivação, veja alguns questionamentos que podem ser respondidos por meio da operação de multiplicação:

  1. Quanto devemos pagar por 3 caixas de suco, se cada unidade custa R$4,00? É simples, basta multiplicar o total de caixas de suco  pelo preço unitário, isto é, 3 × 4 = 12. Logo, devemos pagar R$12,00.
  2. Qual o número máximo de alunos que podem ser comportados sentados em uma sala de aula com 5 fileiras, em que cada fileira possui 6 carteiras? Como 5 × 6 = 30, então o número total de carteiras dessa sala de aula é 30. Desse modo, podem ser comportados sentados no máximo 30 alunos nessa sala de aula.
  3. Quantas combinações diferentes conseguimos formar com 4 saias e 5 blusas? Temos que 4 × 5 = 20, então conseguimos formar até 20 combinações diferentes.

Essas são apenas algumas de uma infinidade de perguntas cotidianas que podemos responder a partir da tabuada de multiplicação.

Além disso, saiba que estudar a tabuada é uma ótima maneira de estimular o bom funcionamento do seu cérebro. Com isso, você pode melhorar seu raciocínio lógico, sua  capacidade de concentração e até mesmo aumentar sua rapidez em resolver problemas, não só matemáticos, mas em um contexto geral.

Se você ainda não se convenceu dos benefícios de estudar a tabuada de multiplicação, aqui vai um ótimo motivo pra você se convencer de vez:

Saber a tabuada de multiplicação para fazer contas de divisão

Quando se trata de matemática, uma grande queixa dos alunos é sobre fazer contas de divisão. O que muitos podem não saber é que para se dar bem com as contas de divisão é fundamental que antes tenha aprendido a tabuada de multiplicação, pois essas duas operações são inversas.

Se você quer ser bem sucedido nas contas de divisão é primordial que você aprenda a multiplicar. Por exemplo, alguém que sabe que 9 x 3 = 27, provavelmente, será ágil em responder que o resultado da divisão de 27 por 3 é igual a 9 ou que 27 dividido por 9 é igual a 3. Veja mais alguns exemplos:

  • Como 2 × 4 = 8, então 8÷4 = 2 e 8÷2 = 4.
  • Como 5 × 8 = 40, então 40÷8 = 5 e 40÷5 = 8.
  • Como 7 × 9 = 63, então 63÷9 = 7 e 63÷7 = 9.

Tabuada de Multiplicação (“vezes”)

Tabuada de Multiplicação - Vantagens em aprender
Tabuada de Multiplicação

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.