Taj Mahal

O Taj Mahal é visto como uma das mais belas provas de amor já conhecidas.

O Taj Mahal é um mausoléu localizado na Índia. Ele foi construído a mando do imperador Shah Jahan para abrigar o corpo de sua falecida esposa, Aryumand Banu Begam, no século XVII.

Sua construção é considerada como uma das mais importantes da história da Humanidade. O nome dado à esta construção significa, a coroa do lugar.

Em 1983, ele foi eleito como Patrimônio Mundial pela UNESCO e em 2007, entrou para a lista das sete maravilhas do mundo moderno.

História do Taj Mahal

Shah Jahan foi um imperador indiano que viveu em uma fase da história do país marcada pela prosperidade material. Durante seu governo, diversos jardins, templos e edifícios foram construídos.

Ele possuía várias esposas, mas Aryumand Banu Begam, era a preferida. Sua predileção era vista pela forma como era chamada, Mumtaz Mahal que traduzido, significa a eleita do palácio.

A relação amorosa chegou ao fim quando Mumtaz Mahal faleceu no parto do 14° filho. Inconsolável com a morte da amada, o imperador ordenou a construção de um imenso túmulo para abrigar o corpo da esposa. Tal construção foi vista como o símbolo do amor de Shah Jahan por Aryumand Banu Begam.

Taj Mahal
Taj Mahal

O Taj Mahal demorou vinte anos para ficar pronto e contou com a mão de obra de mais de 20 mil operários.

A estrutura da construção possui mármore, safiras, ametistas, cristais, jades, pedras turquesas e lápis – lazuli. Estas pedras foram buscadas em vários países, como Ceilão, China e Afeganistão.

Em 1657, Shah Jahan adoeceu e seu filho, Aurangzeb, passou a comandar o país. Enquanto esteve adoentado, o ex-imperador observava a construção relembrando de sua amada.

Em 1666, Shah Jahan falece e é enterrado ao lado da esposa predileta. Historiadores afirmam que os altos gastos com a construção do Taj Mahal provocaram o declínio da dominação mongol na Índia.

A perfeição de sua estrutura o coloca como uma das mais perfeitas construções arquitetônicas já feitas pelo homem.

A dominação britânica na Índia no século XIX, colocou o Taj Mahal em risco. No século XX, entretanto, os ingleses comandaram um projeto de restauração da construção.

Em 1993, o Taj Mahal foi incluído na lista de Patrimônio da Humanidade, com isso, a responsabilidade pela proteção do monumento passou a ser mundial.

Em 2007, ele foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Localização do Taj Mahal

O Taj Mahal se localiza na cidade de Agra, na Índia.

Taj Mahal
Localização Taj Mahal

Curiosidades sobre o Taj Mahal

  • Indícios apontam que Shah Jahan tinha o objetivo de construir um Taj Mahal Negro ao lado do mausoléu da amada para que pudessem se olhar pela eternidade;
  • O Taj Mahal recebe aproximadamente 3 milhões de turistas todos os anos;
  • Existem fios de ouro que decoram o monumento;
  • Há uma lenda que afirma que quando a construção ficou pronta, o imperador ordenou que as mãos dos operários fossem decapitadas e seus olhos cegados para que não conseguissem construir nada parecido.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More