Também tem fogueira no exterior: Além do Brasil, estes 5 países também fazem festa junina
Curiosamente, não é só no Brasil que as pessoas 'pulam a fogueira' e se preparam para comer deliciosos quitutes feitos à base de milho ao longo do mês de junho. Entenda melhor!
A plataforma de ensino de idiomas Preply realizou uma pesquisa sobre as celebrações das festas juninas em diferentes países.
E, para a surpresa de muitas pessoas, essas festividades, que ocorrem em junho para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, não estão limitadas apenas ao Brasil.
Pelo visto, nós não somos as únicas pessoas do mundo que esperam o mês de junho para celebrar as festas típicas!
Coincidentemente, a maioria dos países em que o São João é comemorado têm fortes raízes cristãs, o que influencia na existência das festas que comemoram os dias dos santos.
Países que também comemoram a festa junina
Portugal
As festas juninas em Portugal são conhecidas como Santos Populares e ocorrem em várias cidades do país. Há danças tradicionais, como o “vira”, e as ruas são decoradas com balões coloridos.
Inclusive, acredita-se que a decoração típica do São João português tenha influenciado a decoração vista no Brasil, que também conta com balões e varais com bandeirinhas coloridas.
Espanha
Na Espanha, a festa é chamada de Las Hogueras de San Juan. As pessoas acendem fogueiras e pulam sobre elas para purificar-se e afastar energias negativas. Também há desfiles, fogos de artifício e música ao vivo. Um verdadeiro festival!
França
Na França, a celebração é chamada de Fête de la Saint-Jean. As pessoas se reúnem ao redor de fogueiras e cantam canções tradicionais. Também é comum o costume de soltar balões de papel e acender fogueiras em campos abertos.
Noruega
Na Noruega, o São João é chamado de Sankthansaften. As pessoas acendem fogueiras à beira-mar e fazem churrascos. É uma ocasião para se reunir com amigos e familiares, aproveitar a natureza e celebrar o solstício de verão.
Canadá
No Canadá, a festa é chamada de St-Jean-Baptiste Day e é celebrada principalmente na província de Quebec. Há desfiles, shows de música ao vivo, fogos de artifício e atividades culturais para celebrar a cultura francófona.
Essas são apenas algumas das formas como os países ao redor do mundo celebram as festas juninas, mostrando a diversidade cultural e a importância dessas celebrações em diferentes contextos.
O modo de celebrar as festas podem variar conforme a cultura local, mas a raiz cultural é a mesma, o que influencia diretamente alguns traços específicos das celebrações.
Comentários estão fechados.