Tarefas para gincana estudantil, cultural e recreativa – Veja sugestões!

As gincanas são ótimas para as crianças, pois, além de auxiliar da socialização, também ajuda do desenvolvimento motor e cognitivo. Por isso, tarefas bem elaboradas são essenciais para esse momento. Veja algumas ideias.

0

As gincanas são sempre um sucesso nas escolas ou em qualquer outro lugar. Elas são aguardadas pela maioria dos alunos, pois representam uma momento de integração, competitividade e, acima de tudo, muita diversão.

Por isso, é interessante escolher tarefas bem divertidas e diversas, que exigirão esforços e habilidades diferentes. A escolha das tarefas deve ser bem feita, para que estas tenham ampla participação e tragam conhecimentos e ensinamentos para os alunos.

Por isso, confira nossa lista de tarefas para gincanas e coloque-as em práticas para muita diversão e ensinamentos.

Tarefas para Gincana

Tarefa solidária

Tarefas para gincana

A solidariedade é uma pauta muito importante e deve estar ser amplamente desenvolvida tanto na escola, quanto em casa. Assim, essa tarefa traz esse caráter solidário e desenvolve a vontade de ajudar.

Os participantes das gincanas devem ser divididos em times e cada um deve desenvolver táticas de arrecadar alimentos para doar após a gincana. Eles podem fazer isso pedindo alimentos em casa, para os familiares, vizinhos, redes sociais, etc. Vence essa tarefa e ganha mais pontos o time que arrecadar mais alimentos.

Meu país é um espetáculo

Essa tarefa também é bem especial e requer um pouco de conhecimento dos participantes. Isso se dá porque o objetivo é escrever um texto sobre o Brasil, contando o que é bom, o que gosta e o que o torna um espetáculo.

Porém, para isso, os participantes devem citar mais a fundo no mínimo duas regiões do país, contando um pouco de suas características.

Grito de guerra

Nas gincanas é essencial que as equipes tenham gritos de guerra para se diferenciarem e mostrarem seu potencial, tentando intimidar as outras equipes. Por isso, os participantes devem se empenhar na realização dessa tarefa, pois significa muito para a equipe.

Para desenvolvê-la, basta orientar os alunos a escreverem um grito de guerra, podendo ser só uma frase ou até uma palavra que incentivem seus membros da equipe.

Caça ao tesouro

mapa-tesouroA caça ao tesouro é uma das tarefas mais divertidas das gincanas. Além disso, ela envolve um raciocínio lógico e estimula o desenvolvimento cognitivo.

Para realizar essa tarefa, primeiro deve haver uma organização estratégica do espaço com lugares para colocar as pistas e dar aos participantes uma mapa contendo dicas e informações.

A cada pista, deve ser apresentada uma nova charada com dicas de onde a outra pista pode estar. Assim, depois de desvendar todas as charadas e pegar as pistas, eles irão encontrar o tesouro.

Objetos de cor

Essa tarefa pode variar seu nível de dificuldade dependendo do lugar que vai acontecer e pode ter participação de crianças e adolescentes de todas as idades.

Nessa brincadeira, basta delimitar um lugar e espalhar um número igual de materiais de cada cor, estando eles bem separados e escondidos. Depois, deve-se dar orientações para cada time tentar encontrar o maior número de objetos que conseguir.

Origami

Essa tarefa envolve desempenho de habilidade e a capacidade de seguir passos que são orientados. Então, para isso, deve ser separado representantes de cada time e eles receberão uma folha adequada e as instruções necessárias para montar origami. O time que terminar primeiro ganha mais pontos.

Soletração

Essa é uma prova de soletração, envolvendo conhecimentos gramaticais e desenvolvimento lógico. Então, deverão ser escolhidos competidores de cada time e eles deverão passar por um concurso de soletração até chegarem a um vencedor.

Hino Nacional

Cantar o hino Nacional

Essa tarefa deve ser mantida como segredo até o momento de sua realização para que a competição fique mais real e não dê tempo dos competidores decorarem a letra minutos antes.

Então, o objetivo dessa tarefa é cantar todo o Hino Nacional sem errar a letra, essa pode ser um tarefa bem difícil. Assim, ganha mais pontos quem conseguir cantar todo o hino.

Mímica

mímica

A brincadeira de mímica é uma atividade bem divertida e com espírito de competição. Para realizar essa tarefa deve-se separar previamente alguns temas a serem gesticulados, como animais, nome de filmes, objetos, expressões, etc.

O objetivo é que cada grupo adivinhe a maior quantidade de mímicas que se parceiro está fazendo por meio de gestos. Além disso, deve ser estipulado um tempo limite para cada vez, como por exemplo dois minutos.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.