Tartaruga-oliva: Habitat, Reprodução e Características
Saiba quais são os locais onde vive, as características, reprodução e hábitos alimentares da tartaruga-oliva.
A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) é a mais pequena e a mais abundante de todas as tartarugas marinhas encontradas no mundo.
Esta espécie de tartaruga marinha é encontrada em águas quentes e tropicais, principalmente nos oceanos Pacífico e Índico. Elas também podem ser encontradas nas águas quentes do Oceano Atlântico.
Estas tartarugas são mais conhecidas pelos seus ninhos em massa chamados de arribada, onde milhares de fêmeas se reúnem na mesma praia para botar ovos.
Características
Esses animais alcançam até 2 metros de comprimento, sua carapaça tem cor de azeitona, é em forma de coração e arredondada. Machos e fêmeas têm o mesmo tamanho. No entanto, as fêmeas têm uma carapaça ligeiramente mais arredondada do que os machos.
Tem membros anteriores em forma de remo, cada um com duas garras anteriores. As partes superiores são de cor verde acinzentado ou verde-oliva, mas às vezes aparecem avermelhadas devido às algas que crescem na carapaça.
As tartarugas-oliva raramente pesam mais de 50 kg. Um estudo feito em Oaxaca, México, descobriu que adultos machos variam de 25 a 46 kg. Já as fêmeas pesam entre 35 e 45 kg.
Habitat
A tartaruga-oliva tem uma distribuição circuntropical. Ela vive em águas tropicais e quentes dos Oceanos Pacífico e Índico da Índia, Arábia, Japão, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
No Oceano Atlântico, tem sido observado na costa ocidental da África e nas costas do norte do Brasil, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela. Acredita-se que elas usem as águas costeiras de mais de 80 países.
Reprodução
Acasalamento é frequentemente feito nos arredores de praias de nidificação. A praia de Gahirmatha, no distrito de Kendrapara em Odisha (Índia), que agora faz parte do Santuário da Vida Selvagem de Bhitarkanika, é o maior local de reprodução dessas tartarugas.
Elas geralmente começam a se agrupar perto de praias cerca de dois meses antes da época de nidificação, embora isso possa variar ao longo de seu intervalo.
A fidelidade da praia é comum, mas não absoluta. Os eventos de nidificação são geralmente noturnos, mas o ninho diurno tem sido relatado, especialmente durante grandes arribadas.
A idade exata da maturidade sexual é desconhecida. A fêmea permanece perto da costa para o período de incubação, que é de 45 a 51 dias. O tamanho médio de uma ninhada é de 116 ovos.
Alimentação
É predominantemente carnívora , especialmente em estágios iniciais do ciclo de vida. Suas presas consistem em protocordados ou invertebrados, que podem ser capturados em águas marinhas rasas ou em habitats estuarinos.
Águas-vivas, tunicados, ouriços do mar, briozoários, bivalves, caracóis, camarões, caranguejos e lagostas estão no cardápio.
Conservação
É classificada como vulnerável de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais (IUCN). A exploração comercial em grande escala e o comércio de peles é a principal responsável.
A Convenção sobre Espécies Migratórias e a Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas também protegem as tartarugas-oliva, levando ao aumento da conservação desse animal.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.