Tesouro arqueológico: tumba de alto sacerdote é descoberta no Peru; confira imagens!
Os cientistas apontam que a tumba descoberta pertence a um dos primeiros líderes religiosos do Peru, datada em 1000 a.C.
Recentemente, foi anunciada a descoberta de uma tumba que remonta a 1000 a.C. no território onde hoje é o Peru. A descoberta é o resultado de mais uma pesquisa arqueológica incrível.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Cultura peruano, essa sepultura é associada a um dos primeiros líderes religiosos dos templos da região.
A equipe de pesquisa nomeou o indivíduo em questão como “O Sacerdote de 3.000 anos”, em referência à sua notável antiguidade.
(Imagem: Reprodução/Redes sociais/Pacopampa)
Essa descoberta arqueológica lança luz sobre os primórdios da liderança religiosa na área, oferecendo um vislumbre fascinante das práticas e incluindo que moldaram a cultura do antigo Peru.
Veja mais detalhes sobre a incrível descoberta
(Imagem: Reprodução/Redes sociais/Pacopampa)
Segundo os especialistas, o achado foi resultado das atividades de pesquisa que tiveram início em 25 de julho de 2023, como parte do projeto Pacopampa.
O ato de sepultamento foi executado com a utilização de técnicas rituais de pintura corporal, uma prática intrinsecamente vinculada às figuras de prestígio na sociedade da época.
O objetivo primordial era aprofundar o entendimento do contexto e das conexões em relação à Tumba do Sacerdote dos Pututus, cuja descoberta data de 2022.
(Imagem: Reprodução/Redes sociais/Pacopampa)
Além do corpo, que foi cuidadosamente depositado sob seis camadas compostas por cinzas e terra preta, descobriu-se que várias ofertas estavam presentes, inclusive taças esféricas feitas de cerâmica.
Toda essa revelação ocorreu no âmbito do complexo destruído de Pacopampa, que possui uma natureza monumental e cerimonial. Localizado no norte do Peru, esse sítio é extremamente reconhecido por sua importância e extensão significativa.
Situado a uma altitude aproximada de 2.500 metros acima do nível do mar, abrange uma área impressionante de 1,5 quilômetros quadrados.
Comentários estão fechados.