TikTok sabe tudo que você registra no app, inclusive senhas e cartão de crédito
Segundo especialistas, o problema atinge apenas usuários de iPhone.
A privacidade dos usuários do aplicativo de vídeos curtos TikTok pode estar ameaçada. Conforme um especialista da área de segurança, o TikTok vigia usuários por meio de um recurso interno do app, que permite visualizar atividades até mesmo em sites de terceiros fora da plataforma.
Leia mais: Tempo de uso de aplicativos entre brasileiros passa de 5 horas; TikTok lidera
Entenda o caso
A rede social TikTok, uma das queridinhas do momento, possui um recurso interno que permite o monitoramento de toda atividade dos usuários do iPhone com o app instalado. Senhas e dados relativos ao cartão de crédito também são vigiados pela plataforma.
Segundo especialistas, o navegador interno do aplicativo é o responsável por permitir que a empresa vigie a atividade dos usuários, inclusive o que é digitado, mesmo quando são redirecionados para outros sites.
Por esse motivo, o TikTok consegue ter acesso a dados sigilosos dos usuários, como número de cartões de crédito e senhas. Essa informação, descoberta pelo pesquisador de segurança cibernética Felix Krause, compromete a gigante da tecnologia, Apple.
Responsabilidade da Apple
De acordo com o pesquisador, a Apple deve se responsabilizar por garantir a segurança dos usuários de seus dispositivos. Isso porque, segundo Felix, o TikTok monitora qualquer tecla pressionada pelo usuário, mesmo quando ele clica em um link e é redirecionado para outro site.
Krause explica que a Apple deveria tornar obrigatório o uso do navegador Safari para visitar sites externos. Contudo, a empresa apenas o recomenda. Assim, há uma brecha para o TikTok usar o próprio navegador fora do aplicativo.
Felix, entretanto, comenta que o fato do TikTok ter esse sistema em seu código-fonte não quer dizer que a empresa faz uso e/ou coleta dos dados sensíveis armazenados.
O que diz o TikTok?
Em resposta à publicação feita por Felix Krause, o TikTok nega a coleta de dados dos usuários da rede social. Michael Beckerman, executivo de políticas da plataforma, disse à CNN que o TikTok não faz registro do que os usuários digitam.
Um porta-voz do TikTok também rejeita as conclusões feitas por Krause, embora aparentemente tenha confirmado a existência do código-fonte. O comunicado sustenta que o aplicativo não coleta entrada de textos dos usuários, tampouco quais teclas são pressionadas nos smartphones.
Comentários estão fechados.