Tomar banho logo após as refeições faz mal: mito ou verdade?
Esse é mais um conceito muito popular e tradicional na sociedade brasileira.
A sabedoria popular muitas vezes nos guia em nossos hábitos diários, com conselhos que passam de geração em geração. Alguns desses saberes têm base científica, enquanto outros são meras falácias.
Um bom exemplo de conselhos tradicionais que têm alguma base científica é aquele velho “Não tome banho logo após comer, faz mal à saúde!”.
Essa “história” contada por nossas mães e avós provavelmente teve base em experiências vividas por gerações anteriores, que experimentaram na prática os efeitos de comer e tomar banho em seguida.
Analisando a teoria
Cientificamente, a teoria de que tomar banho logo após comer pode ser prejudicial se baseia no fato de que a digestão exige uma quantidade significativa de fluxo sanguíneo direcionado ao estômago.
A ideia é que um banho, especialmente se for com água muito quente ou fria, poderia desviar parte desse fluxo sanguíneo para a pele, interferindo na digestão e potencialmente causando desconforto ou até problemas digestivos.
Os banhos de chuveiro são os mais indicados para depois das refeições. Imagem: reprodução
Aspectos a considerar
Antes de decidir tomar um banho após a refeição, é prudente observar alguns aspectos:
- Quantidade e tipo de comida ingerida: refeições pesadas podem requerer mais fluxo sanguíneo para a digestão;
- Temperatura da água: banhos com água muito quente ou fria podem contrastar com a temperatura do corpo e da comida ingerida;
- Tipo de banho: banhos por imersão, como no mar ou numa piscina, têm efeitos diferentes dos banhos por aspersão, como no chuveiro.
Qual seria a “combinação perfeita”?
Como já ficou relativamente claro até aqui, especialistas indicam que tomar banho após comer não apresenta riscos aparentes. Porém, a água do banho deve estar em temperatura ambiente.
Água muito quente ou fria (principalmente) pode realmente atrapalhar a digestão, causando má digestão e outros efeitos correlatos.
Além disso, o banho ideal após as refeições é por aspersão, já que banhos por imersão aumentam a pressão interna do corpo.
O ideal é esperar até duas horas depois das refeições para tomar banhos de mar ou piscina. Imagem: reprodução
Nadar após as refeições? Nem pensar!
Não é recomendado comer e nadar logo em seguida. Aliás, isso pode até mesmo matar, em casos mais graves.
Nadar é uma atividade física que exige um esforço muscular e respiratório intenso, sobrecarregando o coração que, nesse caso, precisa enviar sangue tanto para o sistema digestivo quanto para os músculos.
Isso pode levar a fadiga muscular e até paradas cardiorespiratórias, extremamente perigosas, especialmente ao nadar. Então, não se apresse espere ao menos duas horas após uma refeição para nadar com segurança.
Inclusive, nada de “dar tibum” na piscina após o churrasco de domingo em família, ein?
Comentários estão fechados.