Tomar banho quente depois de comer faz mal? Entenda
Saiba o que dizem alguns especialistas sobre o assunto.
Desde pequenos, muitos são ensinados a evitar determinadas práticas relacionadas ao banho: não tomar banho com o corpo quente, não sair ao vento logo após o banho ou a famosa regra de esperar um tempo após as refeições antes de entrar no chuveiro. Mas será que isso é verdade ou apenas mais um mito popular?
Embora muitas dessas histórias não tenham base científica sólida, há uma explicação por trás da preocupação com o banho logo após as refeições. De fato, a prática pode trazer alguns efeitos adversos, segundo especialistas.
A seguir, vamos explorar os motivos pelos quais o banho, sobretudo quente, logo depois de comer pode, sim, ser prejudicial, e quais cuidados devemos tomar a respeito.
Banho quente após as refeições pode gerar problemas no processo de digestão – Imagem: reprodução
Efeitos adversos do banho quente após as refeições
Alguns especialistas ouvidos pelo jornal britânico Daily Mirror esclareceram os impactos negativos que o banho quente consegue ter sobre o processo de digestão.
Quando comemos, nosso corpo redireciona uma parte significativa do fluxo sanguíneo para o estômago e intestinos, auxiliando na digestão.
Quanto maior a quantidade de sangue circulando na região do estômago, mais eficiente será o processo digestivo. No entanto, ao tomar um banho quente, o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, especialmente na pele.
Tal fenômeno, chamado vasodilatação, faz com que o sangue seja direcionado para a superfície do corpo, diminuindo a quantidade disponível para o sistema digestivo. Como resultado, o processo de digestão pode ser prejudicado, o que pode acarretar desconforto ou indigestão.
Por esse motivo, recomenda-se esperar pelo menos meia hora após as refeições antes de tomar um banho, sendo o ideal aguardar até duas horas.
Esse intervalo não apenas favorece uma digestão adequada, como também evita riscos associados a banhos no mar ou em piscinas logo após comer.
Comentários estão fechados.