Trava-línguas infantil: Atividade ajuda a melhorar dicção das crianças
Além de divertir, o trava línguas é uma estratégia usada para desenvolver a dicção ou até mesmo resolver problemas de dicção.
Quem nunca se enrolou na hora de falar um trava-línguas? Isso ocorre devido a semelhança sonora das suas sílabas.
Desde os mais simples, como “três pratos de trigo para três tigres tristes”, até os mais longos e complexos, eles costumam ser praticados na infância.
Além de aperfeiçoadores da pronúncia, os trava-língua servem para divertir e provocar disputa entre amigos. Isso porque, mesmo sendo embaraçosos, geram boas gargalhadas e alegria.
É essencial sua prática na infância uma vez que, por exercitar os músculos envolvidos na fala, esses jogos verbais ajudam a melhorar a dicção (a maneira de articular ou pronunciar as palavras).
Há obras divertidíssimas, muito lúdicas e ilustrativas, com trava-línguas pensados especialmente para crianças que estão aprendendo a falar ou a ler.
Veja a seguir exemplos de trava-línguas infantil para divertir as crianças.
Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio.
O pelo do peito do pé do Pedro é preto.
Luíza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado luzia.
Fala, arara loura. A arara loura falará.
Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.
Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
Bagre branco, branco bagre.
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
Teto sujo, chão sujo.
Se o Pedro é preto, o peito do Pedro é preto e o peito do pé do Pedro também é preto.
O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.
Importância do trava-línguas para as crianças
A recitação dos trava-línguas, além de divertir os pequenos, auxilia no desenvolvimento dos músculos envolvidos na fala, favorecendo uma pronúncia mais clara das palavras, especialmente das sílabas mais difíceis, além de contribuir para o aumento do vocabulário.
Porém, é preciso ficar atento quanto a complexidade do trava-línguas de acordo com a idade da criança.
A pronúncia deve começar devagar, dando tempo para que a criança pronuncie corretamente e articule bem os sons. A medida da recitação, vai-se aumentando a velocidade.
A brincadeira pode ser feita mesclando várias velocidades diferentes.
Crianças a partir dos dois anos já podem recitar trava-línguas simples. Progressivamente, a aquisição dos fonemas vai sendo articulada até os cinco anos, o que justifica o ato de antes dessa idade, muitos fonemas não serem pronunciados corretamente.
Em geral, crianças com dois anos estão começando a pronunciar o som da letra “l”, como em “lápis”. Sons como o de “lh” em “galho”, o de “r” em “laranja”, assim os
encontros consonantais como “tr”, “br”, “fr”, “cr”, “gr”, “bl” e “pl” demoram ainda mais a ser adquiridos.
Dentro disso, trava-línguas e poesias ricas em aliterações podem ajudar no processo.
Veja também: Conheça e divirta-se com os trava-línguas mais difíceis do Português!
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