Descubra os motivos que podem provocar tremedeira nos olhos

Veja o que pode estar levando a isso e saiba como evitar.

Nós seres humanos possuímos certas reações e manias que fazemos conscientemente, como estralar os dedos, mexer os pés, coçar a garganta, entre outras. Contudo, quando algo ocorre involuntariamente, como tremer os olhos, pode se tornar um grande incômodo. Assim, buscamos entender os motivos que podem levar à tremedeira dos olhos para poder evitá-los.

Veja também: Açúcar das frutas: a frutose faz mal para a saúde? Entenda agora

O que faz os olhos tremerem?

Primeiramente, é necessário entender o que é esse tremor. Cientificamente chamada de blefaroespasmo, trata-se de uma contração involuntária dos pequenos músculos presentes nas pálpebras, podendo ser unilateral (em um único olho) ou bilateral (em ambos os olhos).

Por esse motivo, esse tremor é quase que impossível de controlar, podendo durar de poucos dias até semanas e meses. Neste caso, ele se torna um grande incômodo e pode atrapalhar a concentração, principalmente na hora de ler ou utilizar o computador e celular.

Em geral, os motivos mais comuns dessa tremedeira são o estresse, ansiedade, nervosismo e cansaço. Nos dias atuais, devido às longas jornadas de trabalho e estudo, é comum sentir algumas dessas sensações, ou até todas elas de uma só vez. Por isso tem crescido a quantidade de pessoas que relatam o blefaroespasmo.

Além disso, outras causas associadas à essa condição são a deficiência de vitamina B, magnésio, o consumo em excesso de cafeína, o abuso do álcool ou algum trauma emocional vivido recentemente. Em casos mais específicos, a tremedeira é relacionada a algum mau funcionamento de estruturas no cérebro.

Para quem trabalha utilizando aparelhos eletrônicos, o uso em excesso também pode ser um fator que leva a esses tremores.

Como evitar?

Algumas atitudes simples podem ser adotadas para ajudar a minimizar esse incômodo. Contudo, na persistência do blefaroespasmo, é sempre recomendado visitar um oftalmologista para avaliar o seu caso. Veja abaixo algumas formas de atenuar os tremores nos olhos:

  • Dormir no mínimo 7 horas toda noite;
  • Ter uma boa alimentação, rica em fontes de vitamina B, principalmente a B12, como as carnes, peixes, frango e ovos;
  • Se hidratar bem;
  • Reduzir o consumo de cafés, chás, álcool, e outras bebidas ricas em cafeína;
  • Evitar possíveis causas de estresse.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More