Tumba de Tutancâmon: itens achados revelam mistérios do Antigo Egito

A descoberta da tumba de Tutancâmon foi capaz de revelar detalhes da história do Antigo Egito, com costumes e tradições daqueles tempos.

A tumba de Tutancâmon, descoberta em 1922, foi um dos achados arqueológicos mais importantes do século XX. Ela continha uma grande quantidade de objetos, como máscara funerária de ouro, joias e objetos de valor, assim como mobília, estátuas e muito mais.

A máscara funerária de ferro, por exemplo, é considerada uma das peças de arte mais famosas do Antigo Egito. Ela foi feita com ouro maciço e pesava mais de 10 quilos. Cobria o rosto do faraó em seu sarcófago, tendo grande relevância história por ser uma prova dos costumes antigos.

Máscara mortuária de Tutenkhamun com fundo borrado na exposição itinerante de Tutancâmon. Foto: Soares371/Shutterstock

Tumba de Tutancâmon

Quando a tumba de Tutancâmon foi descoberta, ela estava praticamente intacta, diferentemente de muitas outras encontradas anteriormente, que haviam sido saqueadas ao longo dos séculos.

Maldição do Faraó Tutancâmon
Tumba de Tutancâmon (Foto: Reprodução)

Os artefatos encontrados nela foram essenciais para revelar detalhes sobre a vida e cultura do Antigo Egito durante o período da XVIII dinastia. Foram achados, por exemplo, uma série de sarcófagos, um dentro do outro. O mais externo era feito de madeira e ouro, enquanto os outros eram feitos de madeira e quartzo.

Foram encontradas joias e muitos outros objetos. (Imagem: R. Cohon, Copyright M. Gabolde)
Foram encontradas joias e muitos outros objetos. (Imagem: R. Cohon, Copyright M. Gabolde)

A tumba guardava também joias, como colares, braceletes, anéis e amuletos, feitos de ouro e pedras preciosas. Além disso, nela estavam muitos objetos como carruagens, armas, roupas e alimentos. Também instrumentos musicais, jogos, vasos e até mesmo um barco funerário.

Tutancâmon, que assumiu o trono aos nove anos de idade, teve um reinado marcado pela restauração dos antigos cultos religiosos, incluindo o culto a Amon-Rá. Seu curto reinado e morte precoce, ainda motivo de debates entre os historiadores, não impediram que deixasse uma marca na história do Egito.

Tudo o que foi encontrado dentro da tumba de Tutancâmon permitiu um amplo entendimento sobre a cultura, a religião e a tecnologia dos antigos egípcios. Não sem motivos, ela continua a ser um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.