Quem diria? Seu vaso sanitário pode ser mais limpo que a garrafa de água que você reutiliza!

Apesar da grande quantidade de bactérias, as garrafas reutilizáveis seguem como uma forma de evitar epidemias.

Quem trabalha ou estuda já deve estar acostumado com a companhia da boa e velha garrafa de água. Para a maioria de nós, elas são sinônimo de higiene e praticidade. Entretanto, essa noção pode mudar muito rápido, pois um novo estudo mostrou que a garrafa de água pode abrigar mais bactérias do que o assento do vaso sanitário, mesmo quando não são compartilhadas.

Quantidade surpreendente de bactérias

Um novo estudo mostrou uma perspectiva diferente sobre as garrafas de água reutilizáveis, o que surpreendeu a maioria das pessoas que leu. Isso porque, segundo o estudo, há a sugestão de que as garrafas podem abrigar mais bactérias do que um assento de privada. Mais especificamente, o estudo aponta que a garrafa pode ter até 40 mil vezes mais bactérias do que o assento.

Por meio desse novo estudo, os cientistas chamam a atenção para o fato de que os objetos podem nos enganar muito mais do que imaginamos. Afinal, mesmo superfícies aparentemente seguras podem representar uma fonte de contágio quando em contato com regiões específicas do nosso corpo. No caso da garrafa reutilizável, as chances de contaminação são altas.

Ademais, os especialistas ainda alertam que essas bactérias, especificamente, podem ser fonte de infecções estomacais e são bactérias que apresentam muita resistência aos antibióticos. Além disso, a garrafa de água reutilizável mostrou ter mais bactérias do que o pote de água de um animal de estimação!

Devemos parar de usar garrafas de água?

Após lermos o estudo, é comum que a primeira pergunta que nos passe pela cabeça seja quanto ao uso das garrafas de água. Afinal, podemos utilizá-las ou não? Vale ressaltar que o estudo apresenta controversas, visto que a contaminação por garrafa de água é muito baixa. Até porque, as bactérias presentes nelas são as que já estão em nosso corpo.

Portanto, existe maior risco quando compartilhamos as garrafas e entramos em contato com bactérias que estão no corpo de outras pessoas. Ademais, a higienização constante é fundamental para manter o objeto sempre limpo e evitar maiores riscos de contaminação. Portanto, pode ficar tranquilo quanto ao uso da sua garrafa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.