Urgente! OMS declara pandemia de Coronavírus

O rápido avanço de casos, mortes e países atingidos pelo surto do vírus acarretou na classificação pela OMS de pandemia de coronavírus.

0

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 11 de março, pandemia de Covid-19. A alteração na classificação ocorreu por conta do avanço nas infecções do coronavírus.

Segundo últimas atualizações da entidade, o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) já chegou a 114 países com cerca de 118 mil casos e 4.291 mortes.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer “, destacou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Segundo ele “Alguns países estão sofrendo com a falta de capacidade e recursos [para conter o surto]”.

Ele afirma ainda que a crise vai afetar todos os setores e que os países precisam pensar em respostas nas áreas chaves: “detectar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender”.

Ministério da Saúde brasileiro

Desde o começo de março, o Ministério de Saúde do Brasil argumentava que a OMS já tinha que ter classificado a epidemia do vírus como uma pandemia. O argumento se pauta no fato da doença ter se alastrado por todos os continentes.

Nos últimos dados publicados pelo Ministério da Saúde, com base nos números das Secretarias Estaduais de Saúde, haviam cerca de 36 casos confirmados de coronavírus e 900 casos suspeitos no Brasil.

Nesta quarta-feira, mais dois casos tiveram o teste positivo para a doença – uma mulher que regressou de viagem à Itália e um aluno da Universidade de São Paulo (USP).

*Com informações de Metrópoles e G1.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.