Atenção, Millennials: usar emojis no trabalho pode prejudicar a comunicação

Geração Z implicam com as pessoas mais velhas por usarem alguns emojis no ambiente de trabalho. Entenda a crítica.

Sabemos que há décadas, a maior parte da comunicação é não verbal. Dessa forma, os emojis são como qualquer ferramenta de interação, mas o que importa é como você os usa. Já pensou que, às vezes, usar essas carinhas no ambiente de trabalho pode não ser uma boa ideia, pois tende a causar falha na comunicação, entre outros fatores?

Leia mais: Geração Z decide que o emoji de ‘Polegar para Cima’ precisa parar de ser usado

A geração Z tem enxergado o uso de alguns emojis e tem os ligado às pessoas velhas. Estão chegando a dizer que seu uso pode soar rude e hostil. Dessa forma, criticam o envio das figurinhas na comunicação profissional.

Entenda por que é melhor não usar os emojis no trabalho

No local de trabalho, eles podem fazer você parecer indiferente, rude e até passivo-agressivo. Ao menos é o que aponta um novo relatório da Prospectus Global. Quando mandamos mensagens por texto ou figuras, o tom da mensagem é o outro quem cria, não é mesmo? Ainda que o sarcasmo ou a grosseria sejam mal interpretados.

No final das contas, por que arriscar o tema da conversa no trabalho com emojis? Sua comunicação não funciona quando você pensa que está se comunicando com eficiência, mas sua equipe está interpretando tudo de outra forma.

É fácil transformar essa questão em um debate geracional, mas a verdade é que tudo é muito simplista. A verdadeira questão aqui diz respeito à comunicação eficaz. Sempre é bom conversar com sua equipe para ver se eles acham se algo em particular é desdenhoso, rude, sarcástico ou qualquer outra coisa que possa soar ofensiva.

As desvantagens de usar emojis na comunicação profissional

Enquanto 22% dos entrevistados disseram que usam vários emojis em mensagens de texto “para deixar tudo mais claro”, um novo estudo da Universidade de Tel Aviv mostra que eles realmente fazem você parecer menos poderoso.

Pesquisas mostram que o uso de imagens indica um desejo maior de socialização. As pessoas usam imagens estrategicamente para representar menos poder. Em alguns casos, especialmente em um ambiente de trabalho ou empresa, enviar um emoji pode significar falta dele.

Sendo assim, busque sempre usar suas palavras para esclarecer o que quer dizer, para que assim não haja falha na comunicação ou um mal-entendido. Deixe que elas sejam objetivas e esclareçam o que você quer passar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.