Use o ar-condicionado e, ainda assim, economize na conta de luz com ESTE truque
Com os dias mais quentes, o uso do ar-condicionado faz com que a conta de luz fique mais cara. Porém, existe um truque que vai mudar essa realidade.
As contas de luz ainda estão caras? Embora o verão já tenha passado, ainda enfrentamos alguns dias quentes no Brasil. Para aliviar o calor, é claro, nada melhor que um ar-condicionado.
Com as altas temperaturas, o ar-condicionado se torna um aliado indispensável para muitos. Mas, atenção: o uso desse aparelho querido pode pesar no bolso, aumentando significativamente a conta de luz.
Para te ajudar a manter o frescor sem comprometer o orçamento, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e a Frente Nacional dos Consumidores de Energia se uniram e compartilharam dicas valiosas para você economizar na conta de luz, mesmo usando o ar-condicionado.
Como economizar na conta de luz?
1. A manutenção precisa estar em dia
A limpeza regular dos filtros de ar é essencial para garantir a eficiência do seu aparelho. De acordo com as indicações do próprio ar-condicionado, os filtros sujos podem aumentar o consumo de energia em até 30%.
Para garantir que tudo esteja funcionando redondinho, agende revisões periódicas com um técnico especializado. Ele vai verificar se o aparelho está operando da maneira correta, evitando surpresas desagradáveis na conta de luz.
2. Isole o ambiente
É simples, mas algumas pessoas podem esquecer: as janelas e as portas dos ambientes devem ficar fechadas. Isso evita a entrada de ar quente e a saída de ar frio, garantindo que o ambiente permaneça fresco por mais tempo.
Quando a temperatura do ambiente se estabiliza, o motor não precisa continuar trabalhando para retirar o calor. Isso significa menos consumo de energia e, consequentemente, menos peso no bolso!
3. Escolha o aparelho ‘inverter’
O inverter ajusta a velocidade do compressor de forma inteligente, de acordo com a necessidade de refrigeração do ambiente. Isso significa que o aparelho não liga e desliga o tempo todo, consumindo menos energia e te ajudando a economizar.
De acordo com o IDEC, esse modelo de ar-condicionado economiza até 50% da energia quando comparado com os modelos tradicionais.
Comentários estão fechados.