Utilidade das frações no dia a dia

As frações são números que podem ser utilizados em diversas situações do cotidiano. Nesse artigo, explicamos o porquê disso e apresentamos várias situações como exemplos.

Primeiramente, você deve ter em mente que as frações são números e os números são usados para representar quantidades.

Então, você não precisa se assustar quando ver ou tiver que usar uma fração.

Mas quando é que utilizamos uma fração?

Uma fração é utilizada quando queremos representar quantidades de um “todo”.

Para exemplificar:

Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.

No entanto, se você compra apenas uma pizza, em que metade é de calabresa e a outra metade é de queijo, como você representa a quantidade de pizza de queijo comprada?

Representar quantidades usando frações

Você só tem uma pizza e essa única pizza é o que chamamos de “todo”. Nesse caso, o “todo” está dividido em duas partes (dois sabores), sendo que apenas uma dessas partes é de queijo, então você pode representar a quantidade de pizza de queijo pelo número fracionário \dpi{120} \bg_white \frac{1}{2}.

Nas frações, o número que está em cima é chamado de numerador, ele é a quantidade que você quer representar. Já o número que está em baixo é chamado de denominador, ele é o número total de partes em que o “todo” está dividido.

Agora, vamos ver mais algumas situações em que podemos utilizar frações.

Situações em que você pode ver ou precisar usar uma fração

Situação 1 – Receitas culinárias

  • Usar \dpi{120} \bg_white \frac{1}{2} copo de água para fazer um chá, significa que você vai utilizar apenas meio copo de água para fazer a bebida.
  • Usar \dpi{120} \bg_white \frac{3}{4} de xícara de farinha de trigo para fazer um bolo, quer dizer que você vai “dividir” a xícara em quatro partes iguais e encher com farinha até completar a terceira parte dela.
Frações em receitas culinárias
Exemplo de fração no dia a dia – Xícara de farinha.

Situação 2 – Notícias de jornais

  • \dpi{120} \bg_white \frac{2}{3} dos alunos de 15 anos, no Brasil, não entendem operações de matemática consideradas básicas, como as frações. Isso significa que dois de cada três alunos não entendem as operações básicas de matemática.
  • \dpi{120} \bg_white \frac{8}{10} das mulheres já sofreram algum tipo de violência praticada por algum conhecido. Quer dizer que 8 em cada 10 mulheres já sofreram esse tipo de violência.

Situação 3 – Esportes e jogos

  • \dpi{120} \bg_white \frac{1}{4} dos 12 jogadores de uma equipe de vôlei não participou do treinamento. Significa que um em cada quatro jogadores não participou do treino. No total, três jogadores não participaram, já que a equipe tem 12 jogadores.
  • \dpi{120} \bg_white \frac{2}{5} dos competidores de um torneio de xadrez eram mulheres. Quer dizer que de cada cinco pessoas que competiram, duas delas eram mulheres e as outras três eram homens.

Situação 4 – Informações geográficas

  • Aproximadamente \dpi{120} \bg_white \frac{48}{100} da população do país são homens. O que quer dizer que de cada 100 pessoas, espera-se que 48 sejam homens e as 52 restantes, sejam mulheres.
  • Os estados da região Nordeste representam \dpi{120} \bg_white \frac{9}{26} dos estados brasileiros. Isso significa que, de todos os 26 estados, 9 deles são da região Nordeste.
Mapa do Brasil com destaque para a região Nordeste
Mapa do Brasil com destaque para a região Nordeste

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More