Veja 6 dicas infalíveis para diminuir a conta de energia na sua empresa

O gasto com energia elétrica nas empresas está entre uma das principais despesas, então vamos te ajudar a minimizar isso!

O consumo de energia elétrica tem crescido de forma considerável devido ao desenvolvimento industrial. Além disso, outros fatores têm contribuído para o aumento da conta de luz. Tendo isso em vista, hoje iremos te apresentar dicas certeiras de como diminuir a conta de energia em empresas para reduzir os custos.

Leia mais: 2.500 funcionários de uma empresa de carros são demitidos via Zoom

Como diminuir o consumo de energia elétrica em empresas

1. Adquira equipamentos com o selo Procel A

O selo Procel é um tipo de adesivo colocado pelos fabricantes nos equipamentos e contém informações importantes. Nesse sentido, existe uma classificação de A a G no selo, sendo que a letra A corresponde aos equipamentos com menor consumo de energia elétrica, logo, opte por eles!

2. Realize manutenções periódicas nos equipamentos

As manutenções preventivas promovem mais segurança, prezam pela eficiência dos aparelhos, reduzem os custos com atividades corretivas e também minimizam o consumo energético, uma vez que aparelhos que operam de forma errada acabam consumindo mais energia.

3. Aproveite a iluminação natural

Alterações no layout da empresa podem ser úteis para promover o aproveitamento da luz natural e melhorar a circulação do ar, ou seja, você poderá reduzir o gasto de energia com lâmpadas e aparelhos de ar condicionado.

Dito isso, opte por ambientes de trabalho com cores claras, principalmente nas paredes e no teto; estude a disposição das lâmpadas e luminárias no ambiente de trabalho a fim de fazer uma distribuição melhor; e troque lâmpadas incandescentes pelas de LED.

4. Adquira sensores de ocupação

Ambientes como banheiro e cozinha costumam ser menos frequentados, então você pode instalar sensores para reduzir o consumo de energia, haja vista que muitas vezes as pessoas entram nesses cômodos e esquecem de apagar a luz ao saírem. Com o sensor, as luzes só estarão acesas enquanto houver pessoas no local.

5. Estabeleça metas de redução do consumo de energia

A partir de uma análise de quais setores consomem mais energia será mais fácil elaborar metas mais reais e alcançáveis. Feito isso, estabeleça objetivos, por exemplo: a empresa deve diminuir 20% do uso de energia em dois meses.

6. Desligue os equipamentos 

Certifique-se de que todos os equipamentos da empresa, incluindo máquinas e aparelhos eletrônicos (computadores, impressoras) estejam totalmente desligados da tomada nos horários em que não serão usados, como aos finais de semana, feriados, em intervalos ou trocas de turno.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More