4 animais pré-históricos que ainda podem ser vistos no Planeta Terra
Algumas das espécies mais antigas resistiram a muitas mudanças climáticas e extinções em massa, e ainda lidam com a possibilidade de sumirem.
Muito provavelmente o termo “pré-histórico” desperte em sua mente a imagem de dinossauros ou outras espécies muito antigas. No entanto, é possível encontrar animais pré-históricos ainda vivos que resistiram a catástrofes da natureza e lutam para permanecer no Planeta Terra.
Leia mais: 4 animais com talentos e curiosidades incríveis que provavelmente você não sabia
Alguns animais pré-históricos em nossos dias
A grande maioria dos animais que nós conhecemos e que ainda estão no Planeta Terra não estão aqui apenas recentemente. Na verdade, muitos resistiram aos desafios da evolução e se mantiveram do mesmo modo que os encontramos nos dias de hoje.
Já outros passaram por processos evolutivos que culminaram em novas espécies que ainda carregam algumas das características pré-históricas. Esse é o caso das tartarugas-marinhas ou então dos elefantes e bichos-preguiça. Todavia, é possível encontrarmos espécies que sobreviveram no mesmo formato há milênios. Veja algumas delas a seguir:
Urso Polar
Tão populares em nossos tempos atuais, os ursos polares estão no Planeta Terra há cerca de uma centena de milhares de anos. Isso foi o que mostrou uma descoberta de 2010, quando arqueólogos encontraram uma mandíbula de urso polar datada de pelo menos 130 anos.
Dragão-de-Komodo
O aspecto desse animal não nos deixa enganar que ele é um animal pré-histórico. No caso, a sua origem remete à Ásia Antiga há pelo menos uns 40 milhões de anos. Desde então, esse animal extraordinário migrou por alguns continentes, indo para a Austrália e depois se estabelecendo na Indonésia.
Esse animal chama bastante atenção pela sua estrutura que lembra as figuras dos grandes dragões da mitologia asiática. Embora eles não cuspam fogo, possuem uma saliva tóxica e venenosa e podem até matar seres humanos.
Rinoceronte-Branco
Os rinocerontes-brancos são normalmente divididos entre as espécies do Norte e do Sul. Infelizmente ambas estão ameaçadas de extinção, com apenas alguns poucos exemplares sobreviventes da caça ilegal no continente africano. Entretanto, os estudos mostram que essa espécie resiste há muito tempo na superfície do Planeta Terra.
Boi-Almiscarado
Por fim, temos essa espécie nativa da América do Norte nos tempos atuais. Contudo, a história mostra que a presença deles nesse continente é recente. Já no geral, eles estão na Terra há pelo menos 2,5 milhões de anos, e também sofrem com a possibilidade de extinção por conta das caças ilegais.
Comentários estão fechados.