Veja como foi feita a distribuição das mais de 8 mil vagas no concurso do IBGE

Recentemente o IBGE abriu um processo seletivo muito simples para preencher os cargos disponíveis para recenseadores e agentes censitários. Veja os detalhes sobre as vagas.

Foi aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um processo seletivo bastante simples para os novos recenseadores e também para agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Há um total de 8.231 vagas de nível fundamental e superior. Saiba como você pode se inscrever.

Leia mais: Justiça cancelou obrigatoriedade do IBGE incluir questões LGBTQIA+ no Censo

Distribuição das vagas

Foi determinado que 7.795 vagas serão destinadas para os recenseadores, onde é exigido nível fundamental completo e oferecido uma remuneração de acordo com a produtividade do mesmo.

Serão destinadas para os agentes censitários municipais e supervisores 436 oportunidades, onde se faz necessário o nível médio completo. Os salários serão de R$ 2.100 para agente censitário municipal e de R$ 1.800 para os agentes censitários supervisores.

O principal objetivo do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta de informações. Visto que a remuneração é por produção, ela pode ser uma renda variável, porque muda de acordo com o tempo que o recenseador irá dedicar ao trabalho e também com o grau de dificuldade na abordagem dos domicílios.

O agente censitário municipal irá gerenciar o trabalho do posto de coleta enquanto o agente censitário supervisor, que é subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante o período em que estiverem executando os trabalhos no campo.

As oportunidades para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor serão de inscrição única. Os candidatos que alcançarem uma classificação mais alta no momento do concurso receberão a oferta de vaga para agente censitário municipal. Para os demais candidatos, as chances serão asseguradas nas categorias de agente censitário supervisor e de acordo com a ordem de classificação.

Jornada de trabalho

A daqueles que serão recenseadores é de pelo menos 25 horas por semana. A previsão de duração do contrato é de até três meses, mas isso pode ser prorrogado. Dependerá da ocasião.

Como a remuneração será feita por produção, ela será calculada por setor censitário por meio de uma taxa que foi fixada e que é de conhecimento prévio das unidades recenseadas, ou seja, dos domicílios urbanos ou rurais. Também irá valer o tipo de questionário utilizado. Em outras palavras, se foi aplicado o básico ou amostra; a quantidade de pessoas recenseadas; o registro no controle da coleta de dados e outras questões.

Falando agora um pouco sobre agente censitário municipal e supervisor, apontamos que a jornada de trabalho fica em torno de 40 horas por semana, que serão divididas em oito horas diárias. A previsão de tempo de contrato para qualquer uma das duas funções é de até cinco meses. A boa notícia é que esse também pode ser estendido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.