Você conhece os tipos mais comuns de câncer em jovens e adultos?

Comumente pensada como uma doença de idosos, é preciso conscientização dos mais jovens sobre essa possibilidade.

O linfoma é um dos tipos de câncer comum em jovens, embora muita gente não saiba. Isso acontece porque, normalmente, a doença é associada a idosos ou crianças, o que afasta as pessoas mais jovens na busca por cuidado e prevenção.

Leia mais: Você sabia que a sua alimentação pode aumentar o risco de câncer?

Tipos mais comuns de câncer em pessoas jovens

Engana-se quem pensa que doença tem idade. Isso porque indivíduos entre 15 e 39 anos também podem desenvolver câncer, com mais frequência tumores relacionados ao sistema nervoso ou genitais. A seguir, veja os principais tipos de câncer que atingem as pessoas com menos de 40 anos:

  • Câncer do colo do útero;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de testículos e ovários;
  • Câncer de tireoide;
  • Carcinomas, principalmente no sistema digestório;
  • Linfomas;
  • Tumor cerebral.

Segundo a médica Annalisa Trama, os cânceres mais comuns em pessoas jovens são os carcinomas, um tipo de tumor maligno que se forma na pele. Além deles, leucemia, linfomas e sarcomas também são comuns, ao lado dos tumores ligados ao sistema nervoso e aos órgãos genitais, como o colo do útero.

Conscientização é essencial para os mais jovens

É necessário um esforço conjunto para conscientizar a população de 15 a 39 anos sobre a possibilidade de câncer nessa faixa etária. Além da própria sociedade, os profissionais de saúde também devem se envolver e contribuir para a conscientização e promoção do conhecimento dessa doença nos mais jovens.

Embora seja prevalente em idosos e crianças, o câncer na juventude é normal e pouco estudado, o que cria um limbo no tratamento e na abordagem do tema, como impactos na autoestima e nas relações pessoais e de trabalho.

Dessa forma, a importância da prevenção é reforçada, com a orientação de que essas pessoas mantenham visitas regulares nos consultórios médicos para fazer exames de sangue e de imagem, com o objetivo de detectar precocemente qualquer alteração.

Nessa linha, a própria ciência tem buscado estudar mais sobre formas de diagnosticar precocemente o câncer, bem como o desenvolvimento de uma vacina contra essa doença, ainda em fase de testes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.