Veja quais são os benefícios que podem ser extraídos do ressentimento
Todo mundo aponta que não vale a pena guardar ressentimento, mas será mesmo que nada de positivo pode ser extraído desse sentimento inquietante? Venha descobrir!
O ressentimento é um sentimento que está ligado a uma mágoa guardada sobre algo que aconteceu com você no passado. O rancor é malvisto pela sociedade, pois é caracterizado como uma emoção “negativa”. Ao contrário do que muitos pensam, ele pode ser favorável. Vamos conhecer quais são esses benefícios que o ressentimento promove?
Leia mais: 6 dinâmicas sobre o Perdão – Educativas e Reflexivas
Quais os benefícios que o ressentimento pode promover?
Todas as emoções têm seus lados positivos e negativos. Com o ressentimento, isso não poderia ser diferente. Apesar de ter uma fama negativa entre a maioria das pessoas, ele promove algumas coisas interessantes. Veja quais:
Sensação de segurança
Se uma pessoa te insulta ou te machuca de alguma maneira, mas você não sente ressentimento dela, nada impede que esse mesmo indivíduo continue a te importunar. A partir do momento que sente e vive essa emoção, o ressentimento te auxilia a se manter seguro, mostrando a você que os outros estão te prejudicando, então é preciso que alguma atitude seja tomada para acarretar a sua segurança emocional.
Faz parte da cura
Quando você se machuca emocionalmente, um processo de cura é necessário, pois ele é responsável por garantir o seu bem-estar emocional. Tal processo é divido em fases. Em cada uma delas, é possível sentir uma emoção diferente: raiva, decepção, medo e outras. O ressentimento faz parte de uma delas. Todas dessas emoções são importantes por desempenharem um papel essencial no seu processo de cura, então devem ser sentidas. Evitar uma emoção ou tentar ignorá-la de alguma forma pode dificultar o tempo de recuperação e até mesmo destruí-lo.
Promove autoestima
Ele está diretamente ligado à autoestima saudável. Uma pessoa com uma boa autoestima sente que merece respeito, consideração e um tratamento justo dos outros. O ressentimento pode te auxiliar aumentando a sua motivação nesse aspecto. Ele poderá te ajudar a se defender, estabelecendo e mantendo alguns limites.
Oportunidade para consertar relacionamentos
Quando alguém te machuca de alguma forma, há uma ruptura natural no seu relacionamento com a tal pessoa. O ressentimento é uma emoção que pode ser sentida após uma ruptura, visto que esse sentimento faz com que você saiba que essa ruptura aconteceu e que precisa ser reparada. Isto é, será necessário remendar a sua relação.
Comentários estão fechados.