Você é 'CLT Premium'? Benefícios extras têm agitado o mercado de trabalho
Especialistas apontam que novas gerações exigem bem mais que assinatura da carteira, 13º salário e férias remuneradas.
A discussão sobre a “CLT Premium” tem dominado as redes sociais, trazendo à tona mudanças importantes no mercado de trabalho. O conceito vai além das regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), trazendo um pacote de benefícios que ultrapassa o básico.
A ideia surgiu em um cenário onde as empresas estão buscando maneiras de atrair e reter talentos com benefícios diferenciados, especialmente após a pandemia.
Tal movimento reflete uma adaptação da legislação e a evolução das demandas do trabalhador moderno.
Afinal, o que é “CLT Premium”?
A “CLT Premium” surge da combinação entre a Reforma Trabalhista de 2017 e os impactos causados pela pandemia.
Enquanto a CLT tradicional estabelece direitos como jornada de 8 horas e descanso semanal, a “CLT Premium” oferece uma série de benefícios extras, como acesso facilitado a academias, apoio psicológico e educação continuada.
Tais vantagens estão cada vez mais comuns em empresas que desejam se destacar no competitivo mercado de trabalho.
As coisas estão mudando no âmbito da CLT convencional – Imagem: reprodução
Confira abaixo alguns dos benefícios comuns de quem é considerado um “CLT Premium”:
-
Vale academia;
-
Apoio psicológico;
-
Cursos de idiomas e pós-graduação;
-
Verba para montar escritório em casa;
-
Flexibilidade de horários.
Fica claro que essa nova categoria visa não apenas o bem-estar físico, mas também mental dos funcionários, um fator decisivo para as empresas que buscam manter sua equipe engajada.
Pandemia, bem-estar no trabalho e futuro
A pandemia evidenciou a necessidade de cuidar da saúde mental dos trabalhadores. O confinamento forçado trouxe problemas como o aumento do absenteísmo, e as empresas começaram a perceber a importância de oferecer mais do que os benefícios tradicionais da CLT.
Hoje em dia, o que se vê é uma crescente preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E é seguro dizer que a “CLT Premium” é fruto dessas preocupações.
À medida que empresas se adaptam às novas exigências, tal tendência se solidifica. Mais do que apenas um pacote de benefícios, essa prática reflete uma nova mentalidade no mercado de trabalho, onde o bem-estar do trabalhador é uma prioridade.
Vale repetir — e destacar — que, para conquistar os talentos da geração Z e ser protagonista em um mercado competitivo, oferecer apenas o básico não é mais suficiente.
Nesse sentido, a “CLT Premium” é uma vantagem estratégica que promete crescer nos próximos anos.
Comentários estão fechados.