Você tem Inteligência Emocional? Estes são os 5 pilares, segundo a ciência
Para você que gosta de estar sempre atualizado, saiba como a inteligência emocional interfere nas relações diárias com as pessoas.
Lidar com as pessoas não é uma tarefa nada fácil e a cada dia que passa isso se torna um desafio maior. Inteligência Emocional, segundo a psicologia, é a capacidade que temos para identificar e gerir nossas emoções e sentimentos, pois uma vez que isso seja feito, todas as relações tendem a ficar mais harmônicas. Assim sendo, conheça os 5 pilares da inteligência emocional.
Leia mais: 10 traços de personalidade presentes em pessoas emocionalmente inteligentes
Você que se considera uma pessoa inteligente emocional, saiba quais os pilares mais importantes segundo Daniel Goleman
Confira agora os 5 pilares sobre Inteligência Emocional:
1. Conheça as próprias emoções
Conhecer suas emoções é o principal ponto de partida para a Inteligência Emocional. Quando você se autoconhece, é provável que saiba como lidar com as situações diárias, por isso é muito mais fácil gerir todas elas.
2. Controlar as emoções
Saber controlar as emoções é tão importante quanto conhecê-las, pois dessa forma é muito mais fácil evitar brigas e viver de uma maneira mais pacífica. E dessa maneira, também é possível melhorar a comunicação e evitar entendimentos errados.
3. Automotivação
Trata-se de você ter constantemente a consciência de que pode melhorar a cada dia e investir mais em mudanças que lhe beneficiarão sempre. Por isso, quando perceber a necessidade de mudança, pense no quanto esse ato ajudará você e as pessoas ao seu redor.
4. Empatia
Empatia por si só é uma questão de escolha. Quando uma pessoa escolhe ser mais empática, ela acaba se tornando mais habilidosa para lidar com a convivência diária com as pessoas e isso desenvolverá sua Inteligência Emocional.
5. Saber relacionar-se interpessoalmente
Ter consciência de que iremos precisar das pessoas é fundamental e isso está ligado à empatia. Quanto mais empática a pessoa é, mais ela conseguirá construir e consolidar relações com as pessoas. Vale ressaltar que uma boa convivência com as pessoas deve ter como base o respeito.
Comentários estão fechados.