Voto em trânsito em 2022: veja como solicitar de maneira simples e rápida

Prazo teve início em julho e se encerra no dia 18 de agosto. O procedimento é simples e garante a participação nas eleições.

As eleições de 2022 estão programadas para o dia 02 de outubro. Contudo, se na data da votação você tiver certeza de que não estará no seu domicílio eleitoral, vai ser possível solicitar até o dia 18 de agosto o voto em trânsito neste ano.

Leia mais: Google fará mapeamento das eleições de 2022

O que é voto em trânsito?

Exercer o direito ao voto, além de ser uma atitude cidadã, é um dever para todas as pessoas de 18 a 70 anos. Portanto, caso você já saiba que estará distante de casa no dia 02 de outubro, poderá solicitar à Justiça Eleitoral o voto em trânsito.

Essa modalidade consiste na transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha o mínimo de 100 mil eleitores cadastrados. A finalidade do voto em trânsito é permitir a participação na votação para aqueles que tiveram mudanças após a data limite de atualização dos dados na Justiça Eleitoral.

Modalidades para o voto em trânsito

O Código Eleitoral é responsável por prever as ocasiões nas quais se aplica o voto em trânsito. Assim, é possível transferir o domicílio para estados diferentes ou para municípios diferentes dentro do mesmo estado, então:

  • Eleitor no mesmo estado, mas em cidade diferente do seu domicílio eleitoral;
  • Eleitor em estado diferente daquele registrado como domicílio eleitoral.

Em 2022, os brasileiros vão decidir os próximos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o presidente da república. Saber tal informação é importante porque, a depender do caso, o eleitor não vai poder votar para todos os cargos.

Se o eleitor se encaixar no primeiro caso, ele pode votar em todos os cargos na corrida eleitoral. Caso a pessoa esteja na segunda opção, ela só pode escolher quem será o próximo presidente da república. Essa medida não se aplica aos brasileiros no exterior.

Como solicitar?

A solicitação para votar em trânsito é feita apenas de modo presencial. Para tanto, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral e indicar em qual localidade pretende votar. A consulta para as cidades com voto em trânsito pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral.

É importante comparecer ao cartório eleitoral portando documento de identificação com foto. O eleitor pode solicitar o voto em trânsito para um ou para os dois turnos da eleição de 2022. Para os brasileiros no exterior, é preciso cadastrar o título de eleitor na embaixada brasileira do país onde a pessoa vai estar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More