3 sinais que mostram quando uma criança está com ansiedade
Por meio de uma observação mais minuciosa é possível perceber quando uma criança se encontra com ansiedade.
As estatísticas mostram que os casos de ansiedade aumentam com o passar dos anos e essa condição não acontece apenas na fase adulta, mas também durante a infância. Por isso, os pais e cuidadores devem ficar cada vez mais atentos aos sintomas de ansiedade em crianças para conseguir realizar o tratamento capaz de gerar maior qualidade de vida. Acompanhe a leitura e saiba identificar alguns sinais.
Leia Mais: Os efeitos nocivos de muito tempo de tela em crianças e adolescentes
Existe ansiedade em crianças? Quais os sintomas?
Diversos estudos no campo da psicologia demonstram que as crianças podem sofrer dos efeitos da ansiedade de forma semelhante aos adultos. Entretanto, os sinais podem aparecer com certa diferença, de modo que é preciso ter bem mais atenção. Veja aqui alguns dos principais sintomas:
- Necessidade de constante reafirmação
É normal que crianças façam muitas perguntas, especialmente quando elas estão na fase de aprendizagem estudantil. Porém, as perguntas de reafirmação se relacionam com as expectativas da criança. Como, por exemplo “nós vamos mesmo ao parque?” ou “eu posso mesmo fazer isso?”. Geralmente essas perguntas demonstram o quanto a criança está insegura quanto às incertezas do futuro e demonstra ansiedade.
- Não saber lidar com mudanças
Todas as pessoas enfrentam dificuldade com as mudanças da vida, porém, pessoas com ansiedade sofrem ainda mais. Isso também acontece com crianças ansiosas, que podem não saber lidar com a possibilidade de mudar de casa ou de escola e tendem a ficar mais melancólicas com essas transições.
- Doenças sem diagnóstico
A psicologia cada vez mais demonstra que a ansiedade gera muitos problemas psicossomáticos, que são dores que se revelam no corpo por conta de problemas da mente. Esse sintoma também aparece em crianças que desenvolvem ansiedade e por vezes com bem mais intensidade. Assim, fique atento para problemas como enjoos repentinos e sem causa aparente, dores de barriga, manchas no corpo e até mesmo febre. Quando não existe nenhuma razão aparente e esses adoecimentos são frequentes, então é provável que seja ansiedade.
Por fim, lembre-se que ao notar qualquer um desses sintomas é necessário que haja uma intervenção médica. Por exemplo, as terapias que envolvem conversas são muito eficientes para reverter quadros de ansiedade mesmo em crianças. Logo, busque um psicoterapeuta especializado e invista na qualidade de vida do seu filho.
Comentários estão fechados.