5 ‘verdades incontestáveis’ sobre saúde que podem ser verdadeiras fake news

Cuidado, pois nem todos os conselhos populares acerca da saúde são de fato comprovados cientificamente falando.

Desde que “o mundo é mundo”, somos repetidamente instruídos com alguns regretes populares acerca da saúde, que funcionam mais ou menos como conselhos para se ter uma vida longe de doenças.

Entretanto, nem tudo o que nossas mães e avós nos ensinaram e é repetido por “youtubers de saúde” pode ser comprovado cientificamente falando. Algumas dessas coisas são só achismo mesmo.

Interessados em resolver algumas dessas questões, decidimos criar esse texto para apontar pelo menos cinco dessas “verdades infalíveis” que não são bem assim, para dizer o mínimo. Siga a leitura!

1. “Beba dois litros de água por dia”

(Imagem: divulgação)

Esse aqui é um clássico. Quem nunca ouviu alguém dizer que é necessário beber pelo menos dois litros de água por dia? Contudo, pode não ser bem assim.

De acordo com especialistas, essa recomendação pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que os organismos são diferentes. A nutricionista norte-americana Maggie Moon corrobora essa afirmação.

“É impossível dizer quanta água manterá alguém saudável. As necessidades de água não são apenas sobre o metabolismo; elas mudam com base nas condições ambientais e na atividade física”, disse ela.

2. “Sair na rua de cabelo molhado é arriscado”

Outra “fake news da infância” é aquela que diz que sair na rua com cabelos molhados pode deixar alguém com gripe, por exemplo. Isso é totalmente falso.

A única forma de contrair uma arbovirose ou outro tipo de doença é sendo infectado pelo seu agente causador. Estar com o cabelo molhado, beber água gelada ou “tomar frio” não pode deixar ninguém doente por si só.

O que acontece é que se algum vírus, bactéria ou fungo oportunista estiver por perto ele pode se aproveitar do clima mais frio, onde as mucosas de nariz e boca estão mais secas, para se proliferar, causando o incômodo respiratório.

3. “É necessário dormir pelo menos 8h por noite”

É bem verdade que o descanso é fundamental para a manutenção da saúde de uma pessoa. Porém, esse período não deve ser exatamente 8h por noite, como dizem muitos leigos e até especialistas.

Na verdade, essa também é uma métrica móvel que se modula a cada indivíduo especificamente. Há relatos de muitas pessoas que só precisam dormir 6 horas por noite, por exemplo. Por outro lado, há quem diga que só “funciona” se dormir 10 horas direto.

Também há de se levar em consideração os horários de sono recomendados para cada faixa etária, bem como a prática de cochilos durante o dia.

4. “Faça uma desintoxicação regular no seu corpo periodicamente”

(Imagem: divulgação)

Também é muito comum que “especialistas de internet” recomendem o consumo regular de bebidas detox e outros compostos que vão “limpar” o organismo. No entanto, isso também precisa ser melhor explicado.

Fato é que sucos e chás detox são bons potencializadores de bem-estar para o corpo humano, sobretudo para quem já faz algum tipo de atividade física. Porém, eles são apenas paliativos.

Na verdade, o corpo já conta com um sistema de “autodesintoxicação”, que é controlado pelo fígado. Com isso, de acordo com a Dra. Maggie Moon, basta ter hábitos saudáveis e deixar que o corpo limpe a si mesmo.

“A melhor coisa que você pode fazer para se “desintoxicar” é deixar o corpo fazer o que foi construído para fazer e não atrapalhar com excesso de comida, bebida, fumo ou consumo de muita carne vermelha, grãos refinados, adição de açúcar, e gordura saturada”, afirmou Moon.

5. “Não coma carboidratos!”

Por fim, temos mais uma dica que precisa ser melhor explicada. Estamos falando da “demonização” dos carboidratos!

Atualmente no mundo fitness há a máxima do “low carb”, ou “baixo carboidrato” em bom português, que prega a não ingestão desse tipo de fonte energética. Porém, o que os nutricionistas recomendam é a não ingestão de carboidratos simples, em especial aqueles contidos em alimentos industrializados como pães e biscoitos.

Entretanto, a ingestão de carboidratos complexos, encontrados em grãos integrais, tubérculos e outros alimentos saudáveis deve continuar ativa, pois eles são essenciais para a saúde humana. Portanto, você deve continuar comendo carboidratos, mas focando apenas nos bons carboidratos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.