6 países alcançam o topo do ranking dos passaportes mais poderosos em 2024

Diversidade e equidade: a evolução do 'Henley Passport Index' revela novas tendências na mobilidade global.

Em um cenário global onde as fronteiras se tornam cada vez mais permeáveis, seis países emergem como os detentores do título de passaportes mais poderosos em 2024, permitindo acesso sem visto a impressionantes 194 dos 227 destinos ao redor do mundo.

A diversidade nas posições do ranking destaca a complexidade da mobilidade global, refletindo uma mistura de fatores geopolíticos, diplomáticos e econômicos. Confira abaixo a seleção.

O ranking de classificação de poder

Esta distinção coloca quatro estados membros da União Europeia – Espanha, Alemanha, França e Itália – lado a lado com os titãs asiáticos Singapura e Japão no topo do ‘Henley Passport Index trimestral’.

Os líderes europeus e asiáticos compartilham a coroa há cinco anos, destacando uma mudança no panorama da mobilidade global. A Coreia do Sul, Finlândia e Suécia seguem de perto em segundo lugar, com acesso sem visto a 193 destinos, enquanto Dinamarca, Irlanda, Holanda e Áustria solidificam a terceira posição.

O Reino Unido sobe duas posições, alcançando o quarto lugar no ranking, enquanto Austrália e Nova Zelândia se encontram em sexto, e os Estados Unidos mantêm a sétima posição, de acordo com os dados compilados pela Henley & Partners.

A avaliação abrangente dos passaportes, realizada ao longo de 19 anos, baseia-se nos dados da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA), refletindo o número de destinos acessíveis sem visto prévio. Christian H. Kaelin, presidente da ‘Henley & Partners’, ressalta a tendência notável em direção a uma maior liberdade de viagem, com o número médio de destinos sem visto praticamente duplicando, passando de 58 em 2006 para 111 em 2024.

Entretanto, mesmo com esse avanço geral, a disparidade na mobilidade global entre os países líderes e os de posição mais baixa atinge um novo patamar. Os passaportes de alta classificação permitem a seus titulares explorar 166 destinos a mais sem a necessidade de visto, quando comparados ao último colocado, o Afeganistão, que possui acesso a apenas 28 países.

Imagem: Datawrapper/reprodução

Um destaque notável é a ascensão dos Emirados Árabes Unidos, que conquistaram a 11ª posição no índice, subindo impressionantes 44 lugares em uma década, partindo da 55ª posição em 2014. Outros países que registram melhorias notáveis em mobilidade incluem a Ucrânia e a China, que avançaram duas posições cada no último ano, agora ocupando o 32º e 62º lugares, respectivamente.

À medida que o mundo avança em 2024, os titulares de passaporte dos Estados Unidos podem desfrutar do acesso sem visto a 174 países e territórios a partir de janeiro.

Em contraste, o passaporte brasileiro ocupa atualmente o 11º lugar no ‘Guide Passport Index’, proporcionando a seus titulares acesso sem visto a 165 países. Essa dinâmica complexa revela as nuances e desafios enfrentados pelos viajantes em um mundo em constante transformação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.