Novo sistema do Enem é anunciado; entenda o que mudou
O Ministério da Educação apresentou alterações importantes para o Enem em uma entrevista coletiva.
O Ministério da Educação apresentou alterações importantes para o Enem em uma entrevista coletiva. Com previsão para serem aplicadas a partir de 2024, as mudanças devem conter provas com questões discursivas e bonificação para concorrentes com curso técnico.
A prova do Enem hoje é formada apenas por questões objetivas, ou seja, o candidato escolhe a sua resposta entre algumas opções concedidas. Além disso, há uma redação, que precisa ser escrita pelo candidato e é corrigida separadamente do restante da prova. Porém, com o novo Enem, questões que precisarão ter suas respostas escritas, conhecidas como “discursivas”, serão implementadas na prova. Mauro Rebelo, que é secretário de Educação Básica do MEC, explica o motivo da mudança: “Estamos dando um peso maior à produção escrita do estudante.”
A mudança no Enem acompanha o modelo do novo ensino médio, previsto para ser aplicado a partir deste ano no País, em que a carga curricular será dividida em duas partes: uma será igual para todos os estudantes, planejada pela Base Nacional Comum Curricular, enquanto a outra será formada por um itinerário aprofundado em uma área de aprendizado, onde cada aluno poderá escolher o que mais se identifica. Entre as opções estão: linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.
Devido a esta mudança e seguindo a lógica proposta, as provas do Enem também serão divididas. Assim, o modelo de prova feito em dois dias será mantido, sendo que em um dia a prova será focada no itinerário planejado pela Base Nacional Comum Curricular, e no outro será focada na formação específica que o estudante escolher durante o ensino médio.
No primeiro dia, a prova será composta por questões de português, matemática e inglês, mais a redação. No segundo dia, o candidato escolherá sobre qual modelo responderá: linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.
Cada universidade escolherá as áreas necessárias para o ingresso a depender dos cursos ofertados, e os candidatos terão de escolher as questões que responderão com base nos requisitos do curso desejado.
Comentários estão fechados.