Lei da Oferta e da Procura
A Lei da Oferta e da Procura é o fenômeno que determina os preços no mercado.
A Lei da Oferta e da Procura é o fenômeno que estabelece os valores dos produtos no mercado. De modo geral, a oferta e a procura são determinantes para que o capitalismo ocorra.
Assim, ela é uma das bases do liberalismo econômico que busca equilibrar a satisfação das empresas e dos clientes.
Definições
Vejamos a seguir como o mercado, oferta e procura são definidos:
- Mercado: local em que os produtos são oferecidos aos consumidores;
- Oferta: quando os produtos são oferecidos ao mercado;
- Procura: quando o cliente quer comprar e consumir determinado produto.
A Lei da Oferta e da Procura
O funcionamento da Lei da Oferta e da Procura ocorre da seguinte maneira:
Procura
- Caso a demanda aumente, o valor do produto aumentará.
- Caso a demanda diminua, o valor do produto diminuirá.
Exemplo 1: No início da pandemia do novo coronavírus, milhares de pessoas foram em busca do álcool em gel para se protegerem do vírus.
Desse modo, o valor do produto aumentou mais do que se ele fosse vendido fora da pandemia.
Exemplo 2: Preciso de um casaco para suportar o inverno, assim como muitas pessoas precisam.
Desse modo, o valor da peça de roupa aumentará mais do que se o produto fosse vendido no verão, uma estação do ano em que, geralmente, os objetos relativos ao inverno são vendidos a um preço abaixo do mercado.
Oferta
- Se a oferta do produto no mercado aumenta, o valor diminui.
- Se a oferta do produto no mercado diminui, o valor aumenta.
Exemplo 1: Se no início da pandemia do novo coronavírus várias pessoas vendessem frascos de álcool em gel, o valor do produto teria que diminuir.
Por outro lado, se tivesse apenas um fornecedor vendendo álcool em gel, o preço seria elevado, pois as pessoas estariam dispostas a pagar qualquer preço para se proteger do vírus.
Exemplo 2: Se várias pessoas vendessem casacos de inverno, o valor do produto teria que diminuir para que ele pudesse ser vendido.
Se houvesse apenas uma pessoa vendendo o casaco de frio na cidade, seu valor seria alto, pois toda a população estaria disposta a pegar o preço para se proteger do frio.
Variação dos preços
Os preços variam por inúmeros fatores. Quando um número elevado de pessoas buscam pelo mesmo produto, eles tendem a aumentar.
Isso ocorre porque o fornecedor está ciente que o consumidor está disposto a pagar o preço que for por um produto que será difícil de ser encontrado.
Do mesmo modo, quando ninguém está em busca de um determinado produto, o valor dele tende a diminuir, pois só assim o fabricante conseguirá vendê-lo.
Ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura
No plano ideal, o ponto de equilíbrio ocorreria se a oferta e a demanda (procura), fossem iguais. Somente assim os preços ficariam em um nível razoável, isto é, nem muito caros e nem muito baratos.
Saiba mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.